A superloja foi uma bem sucedida experiência da Hädrich no setor comercial |
A Hädrich é a empresa mais tradicional de Montenegro. Começou com uma simples ferraria, que rapidamente se transformou numa pequena indústria, iniciada em 1895, como uma modesta fundição e que evoluiu ao ponto de tornar-se uma das mais importantes industrias metalúrgicas do estado. A empresa, que chamou-se Fundição e Fábrica de Máquinas Hädrich, foi iniciada por Luz Hädricch, que nasceu na Alemanha em 1869.
Ainda no século XIX, ele emigrou para o Brasil e veio a se estabelecer em Montenegro na décadas de 1990, fundando a empresa que chamou-se Fundição e Fábrica de Máquinas Hädrich. Casou com a montenegrina Lúcia Renner e o casal teve três filhos: Clarice, Luis e Germano. O fundador morreu em 1939.
A empresa começou como indústria e continua indústria até hoje. Mas chegou a investir no setor comercial, com uma loja que começou num prédio da própria fábrica, na rua Capitão Cruz. A loja chegou a ser transferida para a rua Ramiro Barcelos, ao lado do Cine Tanópolis e, continuando sua expansão, passou depois para um prédio mais amplo, situado na esquina da rua Osvaldo Aranha com a Capitão Cruz. No mesmo local em que funcionou anteriormente o Hotel Zimmermann, Depois do hotel, foi construído um novo prédio, no mesmo local e ali funcionaram um restaurante do SAPS (restaurante popular) e COBAL (uma empresa pública denominada Companhia Brasileira de Alimentos).
Nesse prédio, funcionou a Superloja Hädrich, uma grande e moderna loja, para os padrões da época (década de 1970 ou 80). A loja manteve-se por bastante tempo, vindo a encerrar as suas atividades na primeira década do atual milênio.
A loja fechou, mas a indústria continua em plena atividade, funcionando initerruptamente há 118 anos.
Foto do acervo de Romélio Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário