São José do Hortêncio é a mais antiga área de colonização alemã no Vale do Caí |
Para dar conhecimento à posteridade, isto é, a juventude que aqui floresce, resolvemos anotar os mais necessários e resumidos dados sobre nossa procedência e descendência.
Na medida em que todo e qualquer cristão adulto, que chegou da Europa, da nossa velha pátria alemã, que trocamos por este Brasil, lembrar-se bem dos atos sublimes que praticamos em louvor a Deus (1) e de quantas e lindas celebrações ali assistimos, além das tão necessárias instituições em favor dos jovens, tanto mais queremos que nesta nossa nova pátria, onde encontramos tudo tão selvagem e despido de bons costumes, façamos tudo o que estiver ao alcance de nossas forças para que não esqueçamos a religião e as celebrações tão sagradas.
O começo da igreja foi assim: Diversos homens construíram, com a ajuda e apoio da comunidade, uma pequena capela na colônia de Nikolau Dill, onde se encontravam aos domingos para celebrar as orações gerais e a adoração a Deus, tal como é uso entre nós alemães.
Achou-se bom e útil a nomeação de determinados homens, que fossem responsáveis pelo bem geral, pela ordem e também pela manutenção da igreja.
Isto aconteceu mesmo na presença do senhor Sacerdote, nosso guia espiritual e senhor da capela Santa Anna, de cuja comunidade participamos.
Em cerimônia solene, na presença da comunidade, foram eleitos: 1°: Nikolaus Dill, 2°: Mathias Burch, 3°: Johan Adam Klein, 4°: Anton Johan, 5°: Joseph Berwanger. Para as 14 colônias, foram eleitos: 1°: Mathias Knapp, 2°: Johannes Berwanger.
1 nessa igreja
EXTRAÍDO DO LIVRO DA FAMÍLIA, TRADUZIDO DO ALEMÃO
COLABORAÇÃO: Hari Narciso Klein
COLABORAÇÃO: Hari Narciso Klein
Foto do site São José do Hortêncio
Nenhum comentário:
Postar um comentário