São José do Hortêncio ficou à margem do desenvolvimento durante muitas décadas e, por isso, guarda muitas lembranças do tempo em que lá chegaram os primeiros colonizadores, vindos da Alemanha |
No ano de 1844, os moradores das Picadas Rio da Cadeia (1), Neuschneiss (2) e 14 Colônias (3) se reuniram para fundar uma comunidade religiosa, que mais tarde, com a chegada dos dois missionários austríacos, os Padres Augustin Lipinski e Johannes Sedlak, se transformou em Paróquia.
No dia 25 de julho de 1824 chegou ao Rio Grande do Sul a primeira leva de colonos, composta de 10 famílias e 4 pessoas solteiras, perfazendo um total de 45 almas. Naquele mesmo ano e nos outros posteriores, mais colonos aportaram ali, mas foi somente 25 anos depois que chegaram os primeiros sacerdotes de língua alemã.
Em 15 de agosto de 1849 o primeiro sacerdote de língua alemã chegou em São José do Hortêncio, ali estabelecendo seu domicílio. Assim se consumou na prática a transformação das antigas comunidades de Rio da Cadeia, Neuschneiss e 14 Colônias em Paróquia São José do Hortêncio, mesmo que a constituição oficial e canônica ocorresse somente algum tempo depois.
1 São José do Hortêncio
2 Linha Nova
3 Localidade mais próxima de São José do Hortêncio, do outro lado do arroio Cadeia, ainda conhecida por esse nome
Foto do acervo de Felipe Kuhn Braun
Nenhum comentário:
Postar um comentário