quarta-feira, 28 de agosto de 2013

2618 - A comunidade precisa participar

O sofrimento causado por grandes enchentes, como a de 2011 (foto) 
pode ser evitado


Em 2011, depois da enorme enchente ocorrida (90 centímetros mais alta que a deste ano), aconteceu uma grande mobilização. O Centro de Cultura ficou lotado num evento que atraiu até mesmo o secretário de obras do estado, Luiz Carlos Busato.

Graças a isso se conseguiu a destinação de uma verba para a realização de um estudo sobre as soluções para o problema das enchentes no estado. Foi feita até a licitação que escolheu uma empresa para fazer o estudo. 

Mas, até o momento, não foi liberada a verba para que essa empresa inicie o trabalho.

Agora é o momento, portanto, para tentar um novo acionamento do governo estadual, para que o estudo seja realizado. Isso é importante, pois sem um estudo desse tipo, os governos não fazem uma obra de vulto, como essa.

O prefeito Darci Lauermann foi a Brasília ontem, para buscar ajuda aos flagelados e ao município.  O vice-prefeito, Luiz Alberto Oliveira, que já vem trabalhando há tempo no sentido de deslanchar a realização do estudo técnico, está muito confiante de que, agora, o trabalho será encaminhado. Mesmo assim, não se pode ter ilusão: vai levar um bom tempo até que as obras necessárias para a solução do problema sejam realizadas. Talvez, muitos anos. 

De qualquer forma, é necessário que a população atingida, assim como os governantes municipais, se mobilizem. Do contrário, dificilmente, as obras serão realizadas um dia.


Matéria publicada no Jornal Fato Novo, em 28 de agosto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário