O prédio da antiga escola evangélica ainda é utilizado pela comunidade, de Montenegro |
A comunidade evangélica de Montenegro foi criada em 1864, quando a localidade estava apenas se formando e ainda era conhecida como Porto das Laranjeiras. De início não havia uma igreja e os cultos eram realizados na casa de um dos membro chamado Schilling.
Os membros da comunidade solicitaram ao Barão de Jacuí, que fez um loteamento em Montenegro naquela época, a cedência de uma área para a construção do templo e foi lhes concedida a área que até hoje pertence à comunidade, na esquina das ruas Ramiro Barcelos e Fernando Ferrari (na época ruas Bela Vista e Conselheiro Camargo. A área se estendia até a Capitão Cruz e continua assim, funcionando ali o Colégio Sinodal Progresso.
A igreja foi inaugurada em 7 de maio de 1876. Era uma igreja pequena feita de madeira, mas que atendia às necessidades da comunidade evangélica local.
Em 1881 foi fundado o Colégio Evangélico Alemão, que funcionou inicialmente no prédio da igreja. O pastor da igreja era, ao mesmo tempo professor e diretor da escola. E o ensino, de forma informal, deve ter acontecido antes da fundação da escola.
Em 1895 foi construído um novo prédio, esse de alvenaria, que continua de pé e servindo à comunidade. Ele fica na rua Fernando Ferrari, entre a igreja e a Escola Sinodal Progresso, também pertencente à igreja. A Sinodal Progresso é uma continuação da antiga escolinha criada pelos primeiros luteranos de Montenegro.
Dados de Rugayd G. Heller, em artigo publicado
em Montenegro Ontem & Hoje, edição de 1982
Nenhum comentário:
Postar um comentário