O nome da escola homenageava um jovem piloto da Força Aérea Brasileira que morreu na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial |
Na época, os prédios de escolas estaduais eram bem construídos e a carreira de professor era opção de carreira para jovens de famílias bem situadas. Especialmente, para as meninas, já que o mercado de trabalho na maioria das demais profissões ainda era bastante fechado para as mulheres.
O prédio ainda abriga uma escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Spier. Ele está situado na avenida Maurício Cardoso, no ponto mais central da cidade.
QUEM ERA OLDEGARD SAPUCAIA
1º Tenente Aviador Ordegard Olsen Sapucaia – Falecido em 7/11/1944, em acidente quando fazia treinamento local, em vôo de evasiva da antiaérea, em Tarquinia, na Itália.
Oldegard Olsen Sapucaia, nascido no dia 9 de junho de 1924, era filho de Alfredo Gomes Sapucaia e de Dona Elvira Olsen Sapucaia. Sentou praça no dia 1 de abril de 1940. Faleceu no dia 7 de novembro de 1944, em Tarquinia, na Itália. Agraciado com a medalha da Campanha da Itália. Sepultado em Pistóia, suas cinzas repousam no monumento aos mortos da segunda grande guerra mundial.
No dia 7 de novembro de 1944, o tenente Sapucaia voava despreocupadamente nas vizinhanças do campo. Prática de evasivas contra a antiaérea a baixa altura, curvas derrapadas bem junto ao solo. Repentinamente os comandos emperraram, o avião desgovernava... perdemos um piloto.
Só depois chegaria nova ordem técnica, informando que, por defeito de construção, os P 47 tipo D (modelo do avião em que o tenente sofreu o acidente fatal) não poderiam fazer curvas derrapadas com grande velocidade, até receberem pequenas quilhas que seriam remetidas com urgência.
A recomendação veio tarde para Sapucaia. Ele era muito jovem. Não tinha completado vinte anos.
Foto do acervo de Izidoro Gauer disponibilizada no Facebook
por Haiderose Gauer
Nenhum comentário:
Postar um comentário