quarta-feira, 21 de agosto de 2013

2560 - O Caí em 2013: De creche a escola infantil

A Escola Infantil Branca de Neve é particular e situada no centro do Cai




A Creche Vó Bete é mantida pela indústria Conservas Oderich

A tradicional Creche Santo Antônio continua com
a denominação usada antigamente







Nesses prédios, onde funcionaram as fábricas da Kibon e da Griffith, nas décadas de 1950 a 1990, hoje existe a Escola Infantil Branca de Neve.
No passado, a fábrica Kibon fazia parte dos sonhos das crianças caienses. Hoje,  com a escola infantil, as crianças são cuidadas ali.
Até um década atrás, estabelecimentos como esse eram chamados de creche. Haviam a Creche Santo Antônio, no bairro Navegantes, a Creche do Rio Branco, a Creche da Vila Rica, nos bairros de mesmo nome. E, também, a Creche Dona Norinha, no bairro Loteamentos.  Todas ainda em atividade, mas hoje transformadas em escolas infantis.
A Escola Infantil Branca de Neve é privada, mas a maioria das escolas infantis caienses são públicas.
No bairro São Martim, que é bastante populoso e pobre, existe apenas uma pequena escola infantil municipal, que não atende às necessidades da população. A prefeitura pretende construir um novo prédio para a Escola Municipal de Primeiro Grau David Canabarro e utilizar o atual prédio dessa escola para a implantação de uma escola escola infantil.
A diferença entre creche e escola infantil está em que na primeira, mais antiga, o foco estava em proporcionar um local seguro, onde as crianças eram tratadas com atenção e carinho. Na escola infantil, além disso, as crianças são mais ensinadas, Aprendem noções básicas que vão torná-las mais aptas a ter um bom aproveitamento quando ingressarem no primeiro grau.
Na foto, a rua com carros estacionados é a Henrique D´Ávila e a que faz esquina com ela é a 1º de Maio. Nessa esquina, dobrando-se à direita chega-se ao Country Clube.
O prédio azul, no lado direito da foto é da fábrica de confecções Full Surf, 

Foto de Pio Rambo


Nenhum comentário:

Postar um comentário