quinta-feira, 22 de agosto de 2013

2569 - A ponte baixa do Vale Real

A ponte baixa do Vale Real, sobre o rio Caí, ainda em obras
A comunidade do Vale Real e do Bananal se uniu para construir essa ponte
que, há 45 anos, permite a travessia do rio Caí


No ano de 1968, Feliz já havia se emancipado do Caí (há quase dez anos) e o Vale Real pertencia ao novo município. Foi então que um grupo de moradores, do Vale Real e da localidade de Bananal, no outro lado do rio, resolveu construir uma ponte sobre o rio Caí.
Cansados de esperar pelos governos, os líderes locais decidiram fazer a ponte eles mesmos, com a ajuda do povo. Na época, a travessia era feita apenas com caícos e pequenos barcos, bastante precários.
A solução encontrada foi construir uma ponte de baixa, feita de madeira. Ele teria o inconveniente de ficar submersa em ocasiões de enchente. Mas, como essas ocorrem apenas alguns dias por ano, valeria a pena fazer a obra desse modo, já que o seu custo seria muito menor.
Os principais líderes do projeto foram Willibaldo Freiberger, Armanus Graebin, Laurindo Müller e Edgar Mielke, mas toda  comunidade ajudou, com trabalho ou recursos. Havia o temor de que uma enchente mais  forte levasse o pontilhão embora. Mas enchentes fortíssimas aconteceram desde então e a ponte está ainda lá, passados 45 anos.
A foto acima, presume-se é do dia da inauguração.
Willibaldo Freiberger, que foi o mestre da obra, é nome de rua em Vale Real.

Foto dos acervos de Studyo 10 Identidade Visual e de Izidoro Gauer, disponibilizada no Facebook por Haiderose Gauer

Nenhum comentário:

Postar um comentário