terça-feira, 27 de agosto de 2013

2604 - Felipe Kuhn Braun conta a história de Linha Nova




A pequena Linha Nova ganha um grande livro (capa e contra capa
A cultura do Vale do Caí tem uma grande notícia. O jovem pesquisador Felipe Kuhn Braun vai lançar mais um importante livro sobre a história da colonização alemã. E, desta vez, sua atenção está voltada para o Vale do Caí.  O lançamento da obra vai ocorrer na Festa da Integração, que acontece em Linha Nova nos dias 18, 19 e 20 de outubro.  Isso porque o livro se chama História de Linha Nova Felipe, com apenas 26 anos, já é um dos mais respeitosos autores sobre a imigração alemã no Rio Grande do Sul. Ele é um pesquisador extraordinário. Tanto que conseguiu reunir, até hoje, 25 mil fotos antigas que revelam muito da história, costumes e sentimentos dos imigrates e seus descendentes. Além das fotos Felipe Kuhn Braun reuniu, também, uma vasta coleção de depoimentos de pessoas antigas, feitos através de cartas ou antigas publicações.
Com isso, Felipe conseguiu reunir um excelente material no seu livro História de Linha Nova, que será lançado agora naquela cidade. 
O resultado foi excelente: um belíssimo livro, rico em ilustrações e também de textos que dão uma idéia clara do que foi a vida dos imigrantes que fizeram Linha Nova.
A história da nossa região é algo empolgante. Foi iniciada por migrantes de origem lusa e imigrantes vindos de Portugal, em 1740, no atual município de Capela de Santana. A partir de 1826, começaram a vir  os primeiros imigrantes alemães, começando pelo atual município de São José do Hortêncio. Depois os filhos desses pioneiros se tornaram também pioneiros começando a colonização de outros municípios do Vale do Caí, como Bom Princípio, Feliz, Salvador, Caí e Montenegro.
O melhor de tudo é que Felipe está interessado em escrever outros livros que revelem a história dos demais municípios da região. Os próximos poderão ser Brochier e Maratá. Esperamos que depois venham os do Caí, Montenegro, Feliz, Bom Princípio, Pareci, Harmonia....
Asssim como Linha Nova, cada município da região tem uma linda história para contar.
A prefeitura de Linha Nova apoiou a produção do livro, que será distribuído aos alunos das escolas locais.

A foto da capa revela um costume muito arraigado no fim do século XIX e início do século XX: o de tirar-se a foto de um estabelecimento comercial ou industrial com o seu proprietário postado na frente. Ou sozinho ou junto com os demais trabalhadores do estabelecimento.

Fotos do acervo de Felipe Kuhn Braun

Nenhum comentário:

Postar um comentário