|
Com isso, Felipe conseguiu reunir um excelente material no seu livro História de Linha Nova, que será lançado agora naquela cidade.
O resultado foi excelente: um belíssimo livro, rico em ilustrações e também de textos que dão uma idéia clara do que foi a vida dos imigrantes que fizeram Linha Nova.
A história da nossa região é algo empolgante. Foi iniciada por migrantes de origem lusa e imigrantes vindos de Portugal, em 1740, no atual município de Capela de Santana. A partir de 1826, começaram a vir os primeiros imigrantes alemães, começando pelo atual município de São José do Hortêncio. Depois os filhos desses pioneiros se tornaram também pioneiros começando a colonização de outros municípios do Vale do Caí, como Bom Princípio, Feliz, Salvador, Caí e Montenegro.
O melhor de tudo é que Felipe está interessado em escrever outros livros que revelem a história dos demais municípios da região. Os próximos poderão ser Brochier e Maratá. Esperamos que depois venham os do Caí, Montenegro, Feliz, Bom Princípio, Pareci, Harmonia....
Asssim como Linha Nova, cada município da região tem uma linda história para contar.
A prefeitura de Linha Nova apoiou a produção do livro, que será distribuído aos alunos das escolas locais.
A foto da capa revela um costume muito arraigado no fim do século XIX e início do século XX: o de tirar-se a foto de um estabelecimento comercial ou industrial com o seu proprietário postado na frente. Ou sozinho ou junto com os demais trabalhadores do estabelecimento.
Fotos do acervo de Felipe Kuhn Braun
Nenhum comentário:
Postar um comentário