Sobrado erguido com o lucro da banha |
A rua Tiradentes vai do morro ao Cais e, como todas as ruas do bairro Navegantes, está sujeita a enchente. A foto mostra uma dessas enchentes.
O prédio mais à direita é o sobrado construída pelo imigrante Adolfo Oderich. A atual casa de festas Fera River.
As três últimas janelas do que aparenta ser o mesmo prédio, na verdade é outra construção, feita colada a essa e com a mesma altura e telhado.
Bem mais adiante, do mesmo lado da rua, se vê o grande prédio que foi casa comercial, agência bancária e presídio.
Mais adiante ainda, e no lado esquerdo da rua, vê-se o prédio do Hotel Globo, hoje sede do Sindicato da Construção e do Mobiliário.
A torre de igreja que se avista é da igreja evangélica luterana, situada na rua Coronal Paulino Teixeira, primeira rua paralela da Tiradentes pelo lado esquerdo.
No morro do Martim, hoje mais conhecido como Morro do Hospital, note-se como a encosta estava desmatada. Na época, aproveita-se tudo para plantações, principalmente de milho, utilizado para alimentar os animais que serviam para a produção de banha, leite, carne e ovos. A banha tinha uma especial importância na época, por ser um produto exportável. Não se estragava durante as longas viagens de barco da época. E esse era o negócio de Adolfo Oderich, o construtor do sobrado.
Foto disponibilizada na internet por PabloSane Hentz
Nenhum comentário:
Postar um comentário