sexta-feira, 13 de setembro de 2013

2702 - São Vendelino 1940, em dia de procissão religiosa


São Vendelino em festa, na década de 1940.
(abaixo a mesma foto em grande ampliação)







A bela igreja de São Vendelino na década de 1940 A bandeira do Brasil estava pendurada na torre da igreja, como se pode ver melhor na foto ampliada. Observa-se, também, que estava escrito na torre da igreja o número 1824. No passado era comum escrever nos prédios o ano da sua construção. Embora não seja comum se ver isso em igrejas da época. Por outro lado, é impossível que essa igreja tenha sido construída nesse ano. Em 1824, só os índios percorriam as matas do vale do Forromeco.
Na foto ampliada pode se perceber, perfeitamente, que a aglomeração em frente à igreja era uma procissão religiosa. Fiéis estão ajoelhados. Observe-se nela, também os requintes arquitetônicos dessa igreja (que foi demolida). A data 1824 talvez se explique se a igreja foi feita como reprodução exata de uma outra igreja, possivelmente alemã.
O caminhãozinho tipo jardineira é característico da década de 1920. mas a bandeira reforça a idéia de que a foto seja da década de 1940. No período da Segunda Guerra Mundial, a colônia alemã no Vale do Caí viveu uma situação complicada. Para o povo de São Vendelino, a língua mais usada era o alemão e muitos sequer sabiam falar o português. O povo tinha grande amor pela Alemanha e, quando o Brasil entrou em guerra contra a Alemanha, criou-se uma situação muito complicada. As autoridades brasileiras temiam que se formasse, na colônia, um foco de resistência ao governo: uma quinta coluna, infiltrada em território brasileiro mas disposta a favorecer o governo alemão.
Por isso, talvez, a ostentação da bandeira brasileira. Estariam as autoridades locais demonstrando a sua fidelidade ao governo brasileiro.
O veículo ano 1920 já era um carro velho na época em que foi feita essa foto.

Foto do acervo da Prefeitura de São Vendelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário