Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1910-1920) V. F. Rio Grande do Sul (1938-1975) RFFSA (1975-1994) |
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_u_7saxvjqzLMm9O9zdBIu9A_N0rTRJFaLmIEYq89712UIWlLKjmp03oBxdk-7I33NRWn-8NddxRkH3OdAwuNB3dCRZmLCGsFoIA_ZEzTE931M4HrRCuobyRSJSWqptlCmHOHHGLInn64RFhlGCKRK8j27OhMM=s0-d) CAXIAS DO SUL Município de Caxias do Sul, RS |
Linha de Caxias - km 194 (1960) | | RS-1199 |
| | Inauguração: 01.06.1910 |
Uso atual: Secretaria da Cultura | | com trilhos |
Data de construção do prédio atual: 1938 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Porto Alegre-Caxias foi aberta no trecho entre a Capital e São Leopoldo em 1874, como a primeira ferrovia do Estado. Em 1876 foi prolongada até a estação de Novo Hamburgo. Em 1905, a Cie. Auxiliaire assumiu a linha. Apenas em 1909 a linha teve continuação, partindo de Rio dos Sinos, 7 km antes de Novo Hamburgo e chegando até Carlos Barbosa, e, no ano seguinte, até Caxias (Caxias do Sul). Em 1920 a linha foi assumida pela VFRGS. Foi desativada nos anos 1980; o trecho até São Leopoldo foi retificado e serve hoje ao sistema Trensurb da Grande Porto Alegre (trens metropolitanos); entre Rio dos Sinos e Montenegro, a linha foi erradicada em 1963, substituída por uma variante; para a frente, existem trilhos ainda em alguns pedaços, mas oficialmente a ferrovia a partir de Montenegro foi extinta em 1994 pela RFFSA. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Caxias do Sul foi inaugurada em 1910. Para saber sobre o dia da inauguração, clique aqui. Até cerca de 1976 os trens de passageiros ainda chegavam a Caxias do Sul. Depois a estação foi desativada e hoje está fechada, embora razoavelmente bem conservada, pelo menos externamente. Segundo uma reportagem da RBS, o último trem de passageiros que partiu de Caxias fê-lo em setembro de 1978 (embora, nos guias, não houvesse já menção a nenhum trem para Caxias já no ano de
ACIMA: A festiva chegada do trem inaugural em Caxias do Sul, em 1910 (Autor desconhecido). ABAIXO: A linha chega pelo sudeste da cidade de Caxias do Sul em 1948 e se finda com um triângulo antes do grande pátio terminal (Revista Brasileira de Geografia, out-dez 1948).![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_snIof9oJhQr3QkZh9ZiSZuuBbDDmSmqdkVVG0Di9bTIShWtshTiWaO51bc1bh1FxDKayksCN_GZMITtUGFcU8mvX_manLemA3gE2f2ZswqK41A98KFD6fWy3CSRpqx3OJh47UCf3wCrIgb=s0-d)
1977 - ver box ao lado). Porém, nas comemorações dos 75 anos do município, em junho de 1985, uma composição do Trem Húngaro, que jamais havia rodado nessa linha, fez o trecho de Caxias a Farroupilha, lotado de passageiros. Este teria
| TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1910 a 1976. Alguns horários registrados (1964): chegada de Porto Alegre - 11:25 (P4); saída para PA - 14:20 (P5). (Guias Levi) |
teria sido, na verdade, o último trem de passageiros por ali - mas tratava-se de uma comemoração. Parte do filme O Quatrilho foi filmada nessa estação. Ainda há trilhos por ali.
ACIMA: Estação de Caxias em 26/5/1996, ainda com seu pátio ferroviário (Foto Carlos Roberto de Almeida).(Fontes: Rodrigo F.; Hermes Y. Hinuy; Flavio Cavalcanti; Gilberto Blume; Stenio Gimenez; José Antonio Vignoli; Domenico Rangoni; Ricardo -; Guilherme Citolin; Carlos Cornejo e Eduardo Gerodetti: Lembranças do Brasil - As Ferrovias nos Cartões Postais e Álbuns de Lembranças, 2005; IBGE: Revista Brasileira de Geografia, out-dez 1948; Revista Ferroviária, 08/2000; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vN40dZztADm543oc3VGi9Idx6KjDogeI9ksZCdQnQ1p7LQ9HMmLy2k_q644mjSm0wsZc5znAratYl5ULkZ-bjTa7ksLZ5jUBdZbdf__cu8500cdA4N8NaHhamWZVw1ctz_RDNqBYcbKv2wtIskFcTQ4c8RAkHZ=s0-d) Estação de Caxias em 1912. Foto publicada por Domenico Rangoni. Acervo José Antonio Vignoli | ![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_u79W2kRHW5_deGU1w9qPjy8p_Ow81nFeHRiUsDrI2j3TGUg2G9qUOeWxKsb-GqkKBQKJXH9nA-1EP1-510d3vFuWLfAWrgEkqOe6kkUwL8LAAFT_8P7eEtRAoYf6nPkdUEb8NxR_5e2GBbBdlu-8nr7OWaUgI=s0-d) O prédio maior, no centro da foto do cartão-postal (provavelmente dos anos 1910) é o da estação. Foto do livro de Carlos Cornejo e Eduardo Gerodetti,Lembranças do Brasil - As Ferrovias nos Cartões Postais e Álbuns de Lembranças | ![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_ukOZKvhsF4pguKLGQEBbUH7reVw1mkWXgvuAiamArWRYTorbjdU5JUckCbVJqDHF7pD7C6SrBKHXbMRNJ16YymlcUbUOuTZ7zgEwQk73YFEMfR2zwwV1DLVdLXVCHq2Fefti7Ed5GeH29i7PKTgz3zVktchz7wukM=s0-d) A estação de Caxias do Sul em 1958. Autor desconhecido |
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tWagFAvkAp4JrQ9qq0TiWK8UE1YoU5IIWNTzkO3qlCmF-a9Uir0-SMx2Pi13sqtyBzBM3wOF_c2_LlclLVAWmNO02NH_j_-dfPR-f_JWzAzc0sGgPPmBACZCbRazWflLQDqLYRw6vCySMs44UIkBe0Rp7mMdBb=s0-d) Nos últimos anos de linha em Caxias, locomotivas da FEPASA no pátio da estação ainda com seus trilhos. A foto de Stenio Gimenez (07/1979) mostra a primeira equipe da FEPASA a chegar em Caxias no acordo operacional entre as ferrovias. | ![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sRmnf_XAqZWMqK-eYi6U8LpfWqVwLrsUArUmu5UzOdajBpD7Au8Cecd52CVQ8i2t2BdP-yscjVyznyrb2LyIodM8U63VVhIJCJX2fcr9redoQe8gqINdeI_BObPA8XW10ylF6kdatq22uAHas_RgWjRlJUl6tIPg=s0-d) A estação de Caxias do Sul, em 15/03/2002. Foto Hermes Y. Hinuy | ![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_u_7saxvjqzLMm9O9zdBIu9A_N0rTRJFaLmIEYq89712UIWlLKjmp03oBxdk-7I33NRWn-8NddxRkH3OdAwuNB3dCRZmLCGsFoIA_ZEzTE931M4HrRCuobyRSJSWqptlCmHOHHGLInn64RFhlGCKRK8j27OhMM=s0-d) A estação em 10/2004. Foto Ricardo, de Caxias, RS |
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_shSYpaibtcR7q48kiAbc34Sh_WIVLpgtSvVNyh38ZJuxhKbQehgzXtRVSwXcVzZojmeQMl44JbbzrfN3PPus3POqrbbA3a2Y4JbuP4mCGnBwRZBwV7NTen_H7SfuK_L0f0lAkX3_PLkgS3F03efQJIunaJ-Kfv=s0-d) A estação em 30/01/2006. Foto Guilherme Citolin | ![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vBshjYTqG9s4VlEfpMv14yszYvSVyBHcSOeSEtymNVVFzhjtg820aTeNrpW9mzx2lGWY7pivyj8Iq3TvLrb_mWNTiPcuFxGBeF5nJIsmikHPmNc7KhVn2TjCgDOXbLew_7lXGn5WrxmMjLbpC0cmrl0yom5qUCBw=s0-d) A estação em 30/01/2006. Foto Guilherme Citolin | |
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