segunda-feira, 14 de outubro de 2013

2886 - Escola Complementar

Foto colorizada do centro de Montenegro, no inicio do século XX
Foto colorizada do centro de Montenegro. No fundo, o Morro da Pedreira e o morro São João. A esquina em evidência é a da rua Capitão Cruz com a São João que, na época, ainda não eram pavimentadas. Na rua São João, uma menina caminhava pelo trilho, uma carroça pelo meio da rua. Atrás da carroça se vê o prédio da Escola Complementar, na esquina da rua São João com a Ramiro Machado.  Hoje ali se encontra a agência do Bradesco.
Mais ao fundo aparece a velha igreja matriz, com suas duas torres e frente para a rua Olavo Bilac. As cercas de sarrafo eram importantes na época, pois impediam que bois ou porcos que eram tropeados pelas ruas, rumo aos abatedouros na fábrica de banha, ivadissem os terrenos.
A foto deve ser do início do século XX. Época em que o centro de Montenegro ainda tinha poucas construções.
O governo provincial instalou a primeira escola pública de Montenegro em 1873, um ano antes da criação do município.
Essa escola mudou de nome várias vezes. Inicialmente era chamada de aula pública, depois aula pública mista (para meninos e meninas).
Em 1902, foi criado o Ginásio Distrital, com professores de alto nível dando aulas a 89 alunos.
Em 1906 o nome passou a ser Escola Complementar e, em 1910, veio a ser chamado de Coléigio Elementar. Como, na foto, aparece a palavra escola. É bem provável que ela tenha sido feita entre os anos de 1906 e 1910.

Foto do acervo de Egon Schaeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário