domingo, 27 de outubro de 2013

2960 - Usina e packin-house

Ao lado da usina elétrica funcionou o packin-house e, depois, um posto de coleta de leite do DEAL
O prédio branco que quase sempre aparece nas fotos do cais de Montenegro sempre serviu a finalidades importantes. Hoje ele abriga a Ecocitrus, Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí.
Na época em que foi feita essa foto, provavelmente, funcionava ali o posto do Departamento Estadual de Abastecimento de Leite: o DEAL. 
Tratava-se de um empresa pública que produzia leite para o abastecimento das cidades, especialmente a capital do estado.
O caminhão tanque, estacionado no lado esquerdo da rua, junto ao cais do porto, é típico da empresa, que transportava o leite cru, recolhido nas granjas produtoras e o levava até a usina de beneficiamento, onde ele era pasteurizado, ficando pronto para o consumo.
O prédio serviu, por muito tempo, como packin-house (beneficiadora de frutas). A Cooperativa de Fruticultores Sulina Ltda, criada em 1932, instalou o pakin nesse local no ano seguinte, com auxílio do governo estadual. A cooperativa dedicava-se à exportação de laranjas e, para isso, era necessário o tratamento proporcionado pelo maquinário do pakin-house, que lavava, polia e lustrava as laranjas, dando-lhe um aspecto diferenciado.
O packin de Montenegro funcionou por poucos anos. Seu maquinário, através da Secretaria da Agricultura, foi transferido para Pareci Novo, onde foi utilizado por uma cooperativa local, funcionando lá por longo período.

Foto do acervo de Eduardo Kauer


Nenhum comentário:

Postar um comentário