terça-feira, 29 de outubro de 2013

2970 - Locomotiva na Estação Portão

A maria fumaça
As locomotivas utilizadas nas ferrovias do Vale do Caí foram, na sua maioria, movidas a vapor. Logo atrás da locomotiva, havia um vagonete que levava uma carga de carvão. Também chamado de vagão-reboque ou de tender, ele levava, além de carvão, uma carga de água.
O foguista era o tripulante da locomotiva que tinha a obrigação de levar o carvão desse vagonete para a fornalha, onde o fogo era mantido sempre ativo para ferver a água da caldeira. A formação do vapor de água gerava a pressão que impulsionava o motor, fazendo girar as rodas da locomotiva.
Em torno da estação Portão, foi se formando uma vila e dela surgiu a atual cidade de Portão. 
Portão, que pertencia ao distrito de Capela de Santana, desenvolveu-se bastante, tornou-se distrito e, em 1963, ainda no tempo em que a ferrovia estava ativa, conquistou a sua emancipação.

Foto do acervo de Egon Arnoni Schaeffer

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