A foto de uma jardineira, em 1932. Ela tem alguma coisa a ver com o surgimento da empresa Caiense |
Como se vê pela inscrição no canto inferior direito da foto, ela deve ser do ano de 1932 e não era, portanto, um veículo da frota da empresa (que foi criada um ano mais tarde). Talvez poderia ser o veículo que foi comprado por seu Helmuth Blauth para começar a sua empresa um ano depois.
Mas, pelo que se sabe, o primeiro ônibus adquirido por seu Helmuth era diferente (como se vê em outra postagem desse blog).
Em reportagem feita pelo Fato Novo, em 1983, entrevistando o próprio seu Helmuth, que falou o seguinte sobre as origens da linha de ônibus entre o Caí e Porto Alegre:
"Pelo início da década de 1930, surgiu a primeira linha de õnibus que ligava diretamene O Caí a Porto Alegre. Ela foi estabelecida por Emílio Noschang, um motorista de taxi do Caí, que era maneta, em sociedade com um portoalegrense de nome Abel. A linha funcionava um tanto precariamente, devido à má qualidade da estrada e do próprio veículo utilizado. Em dias de chuva, quando a estrada se tornava mais difícil de trafegar, o ônibus não fazia a linha.
Surgiu, em seguida, outro ônibus: um carro verde que tinha o nome de Flor do Caí e era pilotado por Afonso e Egon Haas. Entrando num acordo com Noschang e Abel, os irmãos Haas faziam a viagem num dia e os outros no outro.
Helmuth tinha, por essa época, o seu bar localizado na esquina em que, hoje, se encontra a Casa Adam. Resolveu, então, entrar no negócio dos ônibus. Comprou um chassis e a carroceria mandou fazer na carpintaria do seu cunhado Walter Damian, localizada no Caí, na casa onde hoje mora o seu Nestor Wasen."
Em 1932, portanto, haviam dois ônibus fazendo a linha entre o Caí e Porto Alegre. Ambos pertencentes a caienses. Possivelmente, a foto é de um deles. É algo que ainda precisa ser esclarecido.
Foto dos arquivos da Empresa Caiense de Ônibus
Nenhum comentário:
Postar um comentário