domingo, 3 de novembro de 2013

3010 - Barcos no porto de Montenegro

As empresas donas de vapores eram pequenas e tinham os seus escritórios
(agência) junto ao porto


A presença do trenzinho nessa foto indica que ela tenha sido feita em 1909, pois esse trenzinho (que passava pela rua Ramiro Barcelos e ia até as imediações da estação ferroviária serviu para o transporte de materiais do porto até  as obras da ferrovia e da estação.
A inscrição com o nome do vapor, assim como as relativas à fabrica de banha e à agência, foram acrescentadas à foto.


O vapor Itália frequentava o porto de Montenegro
Os vapores Itália e Corvo, assim como o Lageado (na época escrevia-se com G) também movimentavam o porto montenegrino.
O moderno porto foi inaugurado em 1904 e, até 1910, teve um movimento extraordinário.
Depois veio a ferrovia, que tirou do rio a exclusividade do transporte a até Porto Alegre e outras cidades distantes.
Mais tarde ainda, na década de 1950, foi asfaltada a rodovia e, desde então, a navegação não progrediu mais. Foi construída até uma ponte ferroviária, perto do Polo Petroquímico, que impede a navegação de grandes barcos pelo rio Caí. 
Espera-se que, um dia, o porto seja reativado, pois a navegação é a forma mais econômica de
transporte.


O vapor Corvo também fazia a navegação entre Montenegro e Porto Alegre

Fotos do acervo de Romélio Oliveira

Um comentário:

  1. prezado diretor do blog,renato klein,vou discordar de sua ideia do trenzinho ter tido colocado am açao em 1909,pois tenhos fotos de 1910 que ja nao havia mais o ramal ferroviario.creio que o referido ramal foi feito mais ou menos em 1905 ate 1909,pois todo
    o material para a instalaçao ferroviaria vinha via vapores e ia e vinha pelo trenzinho.o trenzinho tendo em vista que ficava quase encostado das casas do lado esquerdo via cais,fizeram um abaixo assinado devido ao barulho e outros problemas que causava..
    outro ponto interessante e que a primeira usina foi instalada em 1919 e vemos postais da decada de 1906 e 1907 com os postes no meio da rua,graças ao grande maestro gustavao jahn que fornecia de seusn potentes geradores de luz,a eletricidade para ao menos a ramiro barcelos ter luz.entao se formos ao pe da letra a primeira usina,nao oficial de saomj.,do monte negro foi a cervejaria jahn,que iniciou na rua buarque de macedo em 1892,passando para o famoso predio ja em 1896.e agora sabemos que tambem na mesma buarque iniciou o primeiro hospital,o sao joao,do medico humanitario jorge guilherme moojen,que atendia especialmente as pessoas carentes,entao podemos concluir que sao joao do monte negro,quando ainda era vila ja tinha dois monstros sagrados,gustavo jahn e dr.jorge guilherme moojen.um abraço em meus amigos de minha segunda casa,sao s.do cai.romelio

    ResponderExcluir