terça-feira, 24 de dezembro de 2013

3278 - O cultivo de morangos e amoras na Feliz

No Vale do Caí, atualmente, boa parte da produção de morangos é feita em estufas, pelo  sistema  semi-hidropônico






O cultivo do morango teve seu início, no município de Feliz, no ano de 1956, na propriedade de Armindo Bach, em Escadinhas. As primeiras mudas, num total de 60, foram trazidas para o município por Heine Stroeher, de Portão, que adquiriu-as em São Paulo. Bruno Dullius, foi o primeiro produtor a comercializar as frutas fora do município, levando a produção para Porto Alegre.
Em 1960, os produtores Bruno Augusto Dullius e Luiz Bife, entre outros, adquiriram mudas de morango em São Paulo. Aos poucos, a área de produção foi aumentando.
Em 1967, Libino Ost também iniciou o cultivo, seguido por Celso Bach, que se juntou aos agricultores, cultivando o morango em parceria. Nessa época, foi adquirida uma Kombi para transportar e comercializar o produto.
No ano de 1970, reconhecendo que a cultura de morango era economicamente viável, Inésio Dullius e Otacir Pastori iniciaram o cultivo em parceria, com mais de trinta famílias. Como eles, outros agricultores investiram na parceria.
As primeiras mudas de amora-preta foram introduzidas no município pela EMATER, em agosto de 1981, inicialmente como experiência, na localidade de Roncador, na propriedade de Orestes Gabardo.
Em 1982, foram colhidas as primeiras frutas e comercializadas “in natura” na CEASA de Porto Alegre
.
Fonte: Assessoria de Comunicação da EMATER, de Feliz 9 de outubro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário