terça-feira, 31 de dezembro de 2013

3422 - Uma área imensa das atuais cidades de Porto Alegre e Canoas ficou submersa na grande enchente de 1941

A área do atual aeroporto Salgado Filho também  ficou submersa
na enchente de 1941






Esse é um trecho da BR-116 que também ficou submerso na enchente de 1941. O que se vê à esquerda é um posto de gasolina que existia perto da ponte sobre o rio Gravataí, já no caminho para Porto Alegre. A área que se avista aqui é vizinha ao atual aeroporto Salgado Filho, que ainda não existia na época.
Para passar pela rodovia nessas condições, os motoristas precisavam conhecer bem o traçado da pista. Do contrário, poderiam cair no valo, como aconteceu com o ônibus mostrado na postagem 3416 desse blog.
Em Canoas, além do bairro Niterói, tabém o Matias Velho, e outros, ficaram submersos. Em Porto  Alegre ruas  como a dos Andradas, Borges de Medeiros, Júlio de Castilhos, Voluntários da Pátria, avenida Farrapos (que foi inaugurada um ano antes), Assis Brasil e centenas de outras foram inundadas. Só a construção de diques (e do muro da Mauá) impediram que catástrofes como essa voltassem a acontecer. 
Com o conhecimento desse fato, tomamos conhecimento do absurdo que é a aversão de muitas pessoas desinformadas quanto ao muro da Mauá.
A história precisa ser conhecida para orientar o pensamento das pessoas. Toda a sabedoria necessária para a tomada de decisões para o futuro provém do conhecimento que temos do passado. Por isso, os velhos são mais sábios do que os jovens e é bom que eles fiquem conscientes disso, para evitar a tomada de decisões que prejudicarão a sua vida.

Foto do acervo de Egon Arnoni Schaeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário