quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

3516 - Fotos do Trio Farroupilha




Egon Schaeffer formou três trios, ao longo da sua carreira:
o Trio Santamariense foi o primeiro, seguido do Trio Farroupilha
e, por fim, o Trio Montecarlo
O pai de Egon Schaeffer, Edmundo Schaeffer, foi um grande fotógrafo amador. Mas seu filho, ao menos enquanto era jovem, não se interessou muito por fotografia.
Egon começou a vida artística muito cedo, mas seu pai não o fotografou exercendo essa profissão porque via essa inclinação do filho com contrariedade.
Certa vez, quando Egon estudava na Universidade Federal de Santa Maria e fazia sucesso com um trio chamado Trio Santamariense, seus pais o foram visitar. 
Ao se despedir o filho, para voltar para Santo Ângelo, ele pegou o violão de Egon e o levou embora.
Egon comprou outro violão no dia seguinte e continuou na sua atividade musical.
O Trio Santamariense fez muito sucesso e recebeu convite da Rádio Farroupiha, de Porto Alegre, para mudar-se para a capital e trabalhar na emissora. Egon, aceitou o convite e o trio fez mais sucesso ainda, passando a chamar-se Trio Farroupilha.
Se não fosse pelo conflito existente entre pai e filho quanto à intensão de Egon em ser artista, Edmundo teria feito centenas de fotos do filho em suas atuações.
Mas, como não foi assim, fotos do Trio Santamariense, e mesmo do Trio Farroupilha, são raras.
As que apresentamos acima, mais ao alto, foi feita durante uma apresentação ao vivo no estúdio da Rádio Farroupilha e, abaixo, na festa de aniversário do locutor Enio Rockembach.
Os componentes do Trio Farroupilha (na ordem em que aparecem na foto eram Erio Wiris Dumke, Ulices Bahy Soriano e Egon Schaeffer. 
O Trio Farroupilha fez grande sucesso na Rádio Farroupilha entre os anos de 1956 e 1958.

Fotos do acervo de Egon Arnoni Schaeffer

Nenhum comentário:

Postar um comentário