Gaúcho, o frei Marcos Juchem Junior (primeiro, à esquerda) está no Monte Carmelo, que há vários dias é foco do maior incêndio florestal da história de Israel. Por e-mail, ele contou como está a situação e explica o contexto histórico-religioso do local
- Estou em Israel, justamente no Monte Carmelo, onde há três dias irrompeu um incêndio, que o classificam como o pior da história de Israel. São cerca de 3 mil hectares que já queimaram. Para todos nós um incêndio sempre é algo danoso, porém aqui em Israel onde quase tudo é deserto, um incêndio dessas proporções é uma grande catástrofe.
- O nome Carmelo significa jardim florido, vinha florida, é justamente o local em Israel onde há mais verde, e onde está o maior parque nacional do país. Aqui desde o mês de abril não cai uma chuva, assim até o Monte Carmelo está sequíssimo, e muitos pinos, que um tanto secos, são altamente combustíveis.
- Nós carmelitas, como indica o nome, temos nossa origem aqui no Monte Carmelo, cuja ligação com o profeta Elias, do qual fala tantas vezes a Bíblia, mesmo no tempo de Cristo, foi o morador mais ilustre deste monte, que é uma cordilheira, claro pequena, de 20 quilômetros de larrgura em média, por 35 quilômetros de comprimentro.
- Temos dois conventos aqui, no início do Monte Carmelo, junto ao Mar Mediterraneo, chamado Stela Maris, onde temos uma visão, para mim a mais bonita de todo Israel, a baía de Haifa, divisando a cidade do mesmo nome.
- No outro extremo sul do Monte Carmelo, temos o convento do Muhraka, lugar do sacrificio de Elias, narrado no livro biblico dos II dos Reis, capitulos 18 e seguintes… Entre estes dois conventos aconteceu o incêndio, que até a noite não havia sido dominado.
- Aqui do Monte Carmelo, podemos a partir de Biblia, tirar o padroeiro dos churrasqueiros, sendo o profeta Eliseu, substituto do profeta Elias. Elias rezou, e fez descer fogo do céu, que queimou o bezerro oferecido em sacrificio. Porém, o profeta Eliseu, ao substitiuir Elias, estava arando com bois, que ele matou, e com a canga fez fogo, assando a carne, que os deu de comer aos servos. Não exagerou no fogo, e assou um bom churrasco.
- Assim o podem ler no livro dos Reis… e podemos deste livro Sagrado, e desta Terra Santa, apresentar e ao nosso povo gaúcho, que faz o melhor e mais saboroso assado, o churrasco, o seu padroeiro o santo PROFETA ELISEU.
- Amanhã viajo a Roma e, dia 9 de dezembro ao Chile, dia 18 estou no Brasil. e quero passar o natal com meus pais em Bom Princípio.
Texto extraído do blog de Rodrigo Lopes
O principiense Marcos Juchem Junior é filho de Marcos e Adela Juchem, residentes em Santa Terezinha, Bom Princípio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário