A Tanino Mimosa foi um empreendimento do Doutor Hans Varelmann |
Seu filho Egon sucedeu Edmundo no plantio de acácia e também veio a conhecer bem aquela empresa. Ele relata que o inicio da companhia não foi nada simples.
O Dr.Hans Varelmann, um dos mais importantes médicos da história antiga de Montenegro, era um dos acionistas da empresa e o maquinário apresentou problemas devido a um descompasso numa engrenagem que era peça fundamental do equipamento.
O filho do médico, chamado Herbert, era engenheiro e tentou resolver o problema. Mas, numa ida a Porto Alegre sofreu um acidente e acabou falecendo.
Para dirigir a empresa veio da Áustria o competente Walter Baumgarten, com sua família. Sob o seu comando a fabrica se desenvolveu.
Baumgartem, além de competente diretor, era um excelente pianista. Mas, depois de alguns anos adoeceu e veio a falecer.
A viúva e a filha Ingrid se mudaram para o Rio de Janeiro.
O Doutor Varelmann, então, mandou vir da Alemanha seu sobrinho Rolph Varelmann, que assumiu o comando da Tanino Mimosa, além de casar com a viúva de Herbert, Hedy.
Rolph, entretanto, não conseguiu dar à empresa a necessária produtividade e ela entrou em decadência, cedendo terreno para as concorrentes Seta e Tanac. Acabou fechando.
Em 13 de junho de 1966 aconteceu a morte do Doutor Varelmann, muito sentida pela população montenegrina.
Rolph encerrou seus dias trabalhando com tambo de Leite. Hedy, a nora do doutor, mora até hoje com os filhos, em Montenegro.
Foto do acervo de Egon Arnoni Schaeffer
Nenhum comentário:
Postar um comentário