sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

3707 - O Doutor Varelmann e a Tanino Mimosa

A Tanino Mimosa foi um empreendimento do Doutor  Hans Varelmann
Edmundo Albino Schaeffer fez essa foto da Tanino Mimosa dois anos depois de sua fundação que ocorreu em 1946. Ele tinha matos de acácia no interior do município de Montenegro e vendia a casca dessa árvore para a fábrica montenegrina que, dela, extraía o tanino.
Seu filho Egon sucedeu Edmundo no plantio de acácia e também veio a conhecer bem aquela empresa. Ele relata que o inicio da companhia não foi nada simples.
O Dr.Hans Varelmann, um dos mais importantes médicos da história antiga de Montenegro, era um dos acionistas da empresa e o maquinário apresentou problemas devido a um descompasso numa engrenagem que era peça fundamental do equipamento.
O filho do médico, chamado Herbert, era engenheiro e tentou resolver o problema. Mas, numa ida a Porto Alegre sofreu um acidente e acabou falecendo.
Para dirigir a empresa veio da Áustria o competente Walter Baumgarten, com sua família. Sob o seu comando a fabrica se desenvolveu.
Baumgartem, além de competente diretor, era um excelente pianista. Mas, depois de alguns anos adoeceu e veio a falecer.
A viúva e a filha Ingrid se mudaram para o Rio de Janeiro.
O Doutor Varelmann, então, mandou vir da Alemanha seu sobrinho Rolph Varelmann, que assumiu o comando da Tanino Mimosa, além de casar com a viúva de Herbert, Hedy.
Rolph, entretanto, não conseguiu dar à empresa a  necessária produtividade e ela entrou em decadência, cedendo terreno para as concorrentes Seta e Tanac. Acabou fechando.
Em 13 de junho de 1966 aconteceu a morte do Doutor Varelmann, muito sentida pela população montenegrina.
Rolph encerrou seus dias trabalhando com tambo de Leite. Hedy, a nora do doutor, mora até hoje com os filhos, em Montenegro.

Foto do acervo de Egon Arnoni Schaeffer


Nenhum comentário:

Postar um comentário