A escola Delfina é a mais antiga escola estadual de Montenegro |
Com a construção da catedral, a escola Delfina ficou com a sua frente voltada para o templo |
ara quem está acostumado com o ar solene das pessoas fotografadas em épocas mais remotas, chama atenção a descontração das crianças nessa foto.
Provavelmente, é uma foto da década de 1960.
A escola Delfina Dias Ferras, é situada na rua Olavo Bilac esquina com Apolinário de Moraes, na área central de Montenegro. Na época dessa foto, era uma escola estadual de ensino primário.
Ali as crianças tinham seus primeiros cinco anos de estudo, numa época em que muito pouca gente tinha acesso à educação infantil (na época chamado de jardim da infância).
O quinto ano primário era chamado de admissão, pois ao final dele se fazia o exame de admissão, no qual o aluno era avaliado quanto às suas condições para ingressar no ensino ginasial, que durava quatro anos. Depois vinha o curso científico (voltado para as ciências exatas) ou clássico (voltado para as ciências humanas), ambos com duração de três anos, que antecedia o ingresso na universidade.
A Delfina, como é popularmente conhecida, chama-se hoje Escola Estadual Delfina Dias Ferraz. Nome que homenageia uma antiga professora montenegrina.
Quando foi criado o Colégio Distrital, instalado em 3 de maio de 1902, Defina Dias Ferraz era uma das professoras.
O Colégio Distrital passou por várias mudanças de nome, em curto espaço de tempo. Primeiro para Escola Complementar, depois Colégio Elementar. Em 1918, a professora Delfina assumiu o cargo de diretora e nele ficou até aposentar-se, em 1935. O colégio, cujo nome já havia mudado para 14 de Julho, ganhou novo prédio em 1937, inaugurado no dia 14 de julho. Seu nome era, então Colégio Elementar 14 de Julho. Em 1939, devido à reforma do ensino, passou a ser chamado de Grupo Escolar 14 de Julho.
14 de Julho, dia da queda da Bastilha era data venerável para o Partido Republicano, que dominou a política riograndense desde o final do século XIX até a ditadura de Getúlio Vargas.
Somente em 1956 o nome do antigo colégio passou a ser denominado Grupo Escoar Delfina Dias Ferraz.
Dados extraídos de pesquisa de Valesca Maria Lampert, publicada no 2º volume de Montenegro Ontem e Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário