domingo, 2 de março de 2014

3736 - Trem cargueiro na estação de Montenegro

As ferrovias deram impulso notável à economia riograndense e a estação
ferroviária de Montenegro era um dos mais movimentados entroncamentos
do estado


A estação ferroviária de Montenegro foi um dos mais importantes entroncamentos ferroviários do estado. Além dos trens de passageiro, passavam por ela inúmeros trens de carga. Numa época em que as estradas eram quase intransitáveis e os veículos motorizados (automóveis e caminhões) eram também extremamente precários, a estrada  de ferro só competia com a  navegação fluvial no transporte de cargas e de passageiros. Foi só a partir da década de 1950 que as estradas do interior começaram a ser asfaltadas, tendo sido a Júlio de Castilhos (atual RS-122) uma das primeiras.
Na estação ferroviária de Montenegro havia um grande pátio com trilhos, no qual vagões eram estacionados aguardando o trem que os levariam ao seu destino. 
Um vagão que partisse de Uruguaiana, com carga destinada a Caxias do Sul, era desengatado da composição (conjunto formado pela locomotiva e vagões) e aguardava no pátio até a passagem do próximo trem com destino à capital da região Serrana. Dessa forma, o transporte de uma carga que levaria semanas para ser levada de carreta de Uruguaiana  até Caxias, podia chegar ao seu destino  em poucos dias.
Vê-se por aí a importância que tinha a ferrovia, e a estação de Montenegro, na primeira metade do século XX.
Na avaliação de Egon Schaeffer, essa foto foi feita por seu pai, Edmundo Schaeffer, em 1926.

Foto do acervo de Egon Arnoni Schaeffer

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