A avenida Doutor Cassel deverá ter espaço para pedestres e ciclistas, mas a livre circulação dos veículos não deve ser limitada |
Quando foi anunciado que seria feito o projeto de urbanização do trecho antigo da RS-122 o transformando numa via urbana, o Fato Novo pediu a pessoas que conhecem essa via há décadas e a usam diariamente, para projetar como poderia ser a avenida.
E assim foi feito essa antevisão de como ela poderia ser no futuro. Não é um trabalho técnico, mas mostra que a avenida, se bem planejada, pode valorizar a cidade.
Um ponto importante nessa visão é o canteiro central. Com ele, o pedestre faz a travessia da pista em duas etapas. Na primeira, da calçada até o canteiro, o pedestre tem de cuidar do trânsito vindo apenas de um sentido. Depois, parada sobre o canteiro, ele terá de cuidar apenas do trânsito vindo do outro sentido. A prática demonstra que isso faz toda diferença quanto ao risco de atropelamentos.
Além disso a calçada, ciclovia e faixas de pedestres contribuirão para a segurança dos pedestres e ciclistas.
E assim foi feito essa antevisão de como ela poderia ser no futuro. Não é um trabalho técnico, mas mostra que a avenida, se bem planejada, pode valorizar a cidade.
Um ponto importante nessa visão é o canteiro central. Com ele, o pedestre faz a travessia da pista em duas etapas. Na primeira, da calçada até o canteiro, o pedestre tem de cuidar do trânsito vindo apenas de um sentido. Depois, parada sobre o canteiro, ele terá de cuidar apenas do trânsito vindo do outro sentido. A prática demonstra que isso faz toda diferença quanto ao risco de atropelamentos.
Além disso a calçada, ciclovia e faixas de pedestres contribuirão para a segurança dos pedestres e ciclistas.
Matéria publicada pelo jornal Fato Novo em 2 de abril de 2014
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