O tiro ao alvo era um divertimento oferecido nas festas da comunidade, mas surgiu da necessidade de preparar o povo para as guerras |
A comunidade luterana de Montenegro, mesmo sendo pouco numerosa, era muito unida e se empenhava para para manter a sua igreja, e sustentar a sua fé. Havia um grande empenho em proporcionar a melhor educação possível aos filhos.
A festa de kerb era uma oportunidade de integração da comunidade e, também, um meio de arrecadar recursos para a manutenção da comunidade. Ao contrário do kerb dos católicos, que acontecia no dia do santo padroiero, o kerb evangélico ocorria no aiversário de fundação da comunidade.
O tiro ao alvo era uma prática comum na comunidade e fazia parte da tradicional ginástica alemã, que tinha em mente a preparação dos homens e até da mulheres para a defesa da pátria nas guerras que foram comuns e frequentes na Europa do século XIX (e não menos desastrosas na primeira metade do século XX).
A festa mostrada na foto foi a da inauguração do pavilhão de madeira, na comunidade. Evento realizado em 4 de setembro de 1955.
Foto do acervo de Eduardo Kauer
Nenhum comentário:
Postar um comentário