A Estação Experimental prestou grandes serviços ao aperfeiçoamento da agropecuária no Vale do Caí e no estado |
Em 6 de Setembro de 1912, no governo do intendente montenegrino João Simplício Alves de Carvalho, foi criada a Estação Experimental Agronômica Dr. João Simplício Alves de Carvalho.
Seu primeiro diretor foi o engenheiro Ernesto Zietlow, que já era funcionário municipal e ganhou um aumento salarial para assumir mais essa responsabilidade. Essa entidade funcionou na antiga Chácara Municipal, situada junto à antiga estrada do Cemitério, pela qual se ia da cidade à área do atual cemitério municipal. Situada numa parte do que é hoje o bairro Timbaúva, a chácara tinha 20 hectares e ficava a dois quilômetros do centro da Vila São João do Montenegro. Atual cidade de Montenegro.
Em 1927, a Estação Experimental cessou suas atividades. Em 1929 foi adquirida uma nova área de terra, mais ampla, chamada de Fazenda da Cria, no subúrbio do Passo da Cria. A sua área era de 352 hectares. Para lá foram trazidos animais de raça, equinos e bovinos, que forneceram crias e semem para melhorar a qualidade dos rebanhos da região.
Em 1943 foi iniciado o trabalho de inseminação artificial e assim continuou a atividade da instituíção que, até hoje, presta serviços ao desenvolvimento agropecuário do estado e, principalmente, da região.
Foto divulgada na página de Facebook por Pirajá Lemos
Como fazer para entrar em contato, com meu professor de veterinária Dr Alberto de Almeida, Meu nome Adão Tonato da Rosa, meu Facebook Adoa Berenice Tonato
ResponderExcluir