![]() |
Roberto Atayde Cardona (de óculos, bigode e sorriso, no centro da foto), em 1972, num encontro de amigos no Balneário de Montenegro |
Roberto Cardona nasceu em Pelotas no dia 1º de junho de 1934. Era filho de Silvestre Cardona dos Santos e Alzira Athayde Cardona. Foi casado com Therezinha Petry Cardona e teve cinco filhos: Raquel, Roberto, Simone, Marcelo e Leandro.
Teve, na infância, uma vida nômade. Começou seus estudos em Pelotas, no Grupo Escolar Cassiano Nascimento e os continuou nas cidades de São Gabriel, Cacequi, São Leopoldo e Montenegro, onde concluiu a Escola Técnica de Comércio São João Batista.
A sua vida profissional foi bastante diversificada. Começou como locutor na Rádio Montenegro, foi funcionário do Banco Industrial e Comercial do Sul Ltda (Sulbanco), escriturário do Frigorífico Renner SA, secretário geral da Associação Comercial e Industrial de Montenegro, professor de Contabilidade Bancária e de Portugues na Escola Técnica de Comércio São João Batista, escriturário na Fundação de Economia e Estatística. Todos esses cargos foram desempenhados na cidade de Montenegro.
Atuou, ainda, no Conselho de Implantação do Polo Petroquímico, Conselho Regional de Contabildade e Companhia Interestadual de Estradas Alimentadoras (CINTEA).
Cardona foi presidente do Clube Riograndense.
Ele atuou em diversas entidades sociais e cívicas, recebendo muitas homenagens pelo seu desempenho nas mesmas. Desde a União Montenegrina de Estudantes, à comissão municipal do MOBRAL (movimento de voluntários empenhados na alfabetização de adolescentes e adultos, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico, América Futebol Clube e CTG Estância de Montenegro.
POLÍTICA
Começou na política elegendo-se vereador, pela ARENA, em 1968. Quatro anos depois, em 1972, elegeu-se prefeito e foi presidente da Associação dos Municípios do Vale do Caí nos anos de 1973, 1975 e 1976. Em 1978 elegeu-se deputado estadual e reelegeu-se sucessivamente, tendo desempenho muito destacado na Assembléia Legislativa.
Foto postada por na página de Facebook Montenegro de Ontem
Nenhum comentário:
Postar um comentário