A solução encontrada foi ousada: a compra de um navio capaz de levar os produtos Renner diretamente para os principais portos do país: Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Natal, Belém do Pará, Manaus.
O navio foi adquirido na Holanda e, a cada quinzena, carregava mil toneladas (um milhão de quilos) de produtos derivados do porco.
Tinha 72 metros de comprimento e motor de 1 100 HP e levava o nome da empresa gravado na proa. Tinha quatro guindastes hidráulicos que lhe davam auto suficiência para a carga e descarga. Com isso, não dependia da estrutura dos portos para carregar e descarregar. Grande parte desta carga seguia em barcos menores de Montenegro a Porto Alegre pelo Rio Caí. As mercadorias eram transferidas diretamente destes barcos para o navio graças aos guindastes próprios.
Na volta do Nordeste, o navio vinha com os porões carregados de sal ou açúcar.
Foto do acervo de Fernanda D´Almeida Renner
Nenhum comentário:
Postar um comentário