Natureza e história preservadas no interior de São José do Hortêncio
|
Na localidade de Arroio Bonito dos Hess, situada no interior de São José do Hortêncio, existe ainda uma ponte coberta.
Como as pontes antigas eram feitas de madeira, era costume protegê-las contra a chuva construindo um telhado sobre elas. Isso fazia com que a madeira não apodrecesse tão rapidamente e não precisasse ser substituída com tanta freqüência.
A ponte não é muito comprida, mas permite passagem por sobre um arroio que corre por um valo muito estreito e profundo.
O arroio chama-se Vigia, segundo informa Alceu Masson na sua Monografia Caí e o seu vale, naquela ponto, é tão profundo que torna a área quase inacessível e imprópria para o aproveitamento agrícola. Por isso, a floresta nativa mantem-se intacta. A ponte e esse ambiente de mata atlântica preservada ficam a apenas cem metros da estrada que liga Caí a São José do Hortêncio, que está sendo asfaltada atualmente.
É área apropriada, inclusive, para a implantação de um parque municipal. O parque poderia, inclusive, incluir o topo do Morro da Vigia, que é o mais alto da região e permite uma visão espetacular dos vales do Cai e Sinos, além da região metropolitana de Porto Alegre.
Sou amante da história e da colonização alemã e pertenço ao Município de São José do Hortêncio. Alegro- me ao ver que está sendo resgatada a história de nossos imigrantes alemães bem como dos lusos/ no Vale do Cai. Em sintonia Irmã Lori Braun/ Franciscana Bernardina/ POA/ RS
ResponderExcluir