O Vale do Caí é a região brasileira com maior desenvolvimento sócio/econômico e as melhores administrações municipais. Foi colonizado, predominantemente, por brasileiros de origem lusa a partir de 1740, e por imigrantes alemães, desde 1827. EDITORIAL: veja postagem 1410 TAMANHO DAS FOTOS: um clic sobre as fotos pode mudar seu tamanho.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
4999 - Casas populares no bairro Navegantes
O padre Fernando Müller, como todos os outros vigários que atenderam a paróquia de São Sebastião do Caí até 1954, era da ordem dos Jesuítas. Ele foi o vigário caiense de 1936 a 1944 e, como todo jesuíta, era homem de idéias arrojadas. Mas o padre Müller caracterizou-se por ter uma preocupação social rara naquela época. O que o levou a implantar no Caí algumas iniciativas inovadoras. Num quarteirão inteiro do bairro Navegantes, ele construiu a primeira creche da cidade voltada para a população trabalhadora. A creche Santo Antônio, que existe até hoje. O restante do quarteirão foi destinado à capela de Nossa Senhora de Navegantes, ao lado da creche, e à construção de um conjunto de casas populares, feitas de madeira.
Antes dele, todos os vigários caienses eram nascidos na Europa: na Alemanha, Suíça, Áustria e Tchecoslováquia. O padre Fernando foi o primeiro teuto-brasileiro. Ou seja, de origem alemã, mas nascidos no Brasil.
O Padre Fernando Müller estudou no Seminário de Pareci Novo na década de 1910.
Foto do acervo de Mário Glaeser
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário