Até meados do século XX, a Barragem Rio Branco garantiu a navegação até a cidade de São Sebastião do Caí |
A Barragem Rio Branco foi construída no final do século XIX, para tornar perene a navegação até a cidade de São Sebastião do Caí. Antes disso, barcos grandes não podiam navegar até lá em períodos de estiagem. Consta que essa foi a primeira barragem para navegação construída no continente.
Era uma construção simples e mostrou-se muito útil, numa época em que não existiam estradas ligando Porto Alegre a São Sebastião do Caí e nem veículos automotores (automóveis e caminhões). Os barcos a vapor mantinham fluxo intenso entre São Sebastião do Caí e Porto Alegre, levando passageiros e cargas.
A navegação morreu quando o foi asfaltada a estrada Júlio de Castilhos, ligando Caí a Porto Alegre, por volta de 1950.
Além de servir ao município de São Sebastião do Caí e à região do Vale do Caí médio e superior, o porto caiense e o serviço de navegação no rio Caí escoavam também a produção e transportavam os passageiros da região serrana (especialmente de Caxias do Sul e localidades vizinhas a ela.
A construção da ferrovia ligando Caxias a Montenegro e Porto Alegre foi o primeiro golpe sofrido pela navegação no rio Caí, em 1911. Mesmo assim, as companhias de navegação continuaram atuando fortemente por mais três ou quatro décadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário