Em 1935 a bandeira com a estampa da cruz suástica não era vista com antipatia e a colônia alemã no Rio Grande do Sul era admirada |
Os imigrantes trouxeram cultura e tecnologia adquirida nas suas nações de origem.
Um operário vindo da Alemanha ou da Itália, tinha conhecimento suficiente para iniciar uma pequena fábrica no Brasil e prosperar no seu negócio.
No ano de 1935, quando ocorreu a grande Exposição Farroupilha, realizada em Porto Alegre, no Parque da Redenção, os industriais, comerciantes e produtores rurais de origem alemã e italiana tiveram grande destaque.
Chama atenção, na foto acima, a presença de uma bandeira com a suástica. O que era natural na época, pois em 1935 a Alemanha era um país amigo do Brasil. Mesmo quatro anos depois, quando começou a guerra, o então presidente Getúlio Vargas, manteve o Brasil fora do conflito e ele só veio a se unir à Inglaterra e Estados Unidos na guerra contra Hitler no ano de 1942, Getúlio, que havia sido governador do estado entre 1928 e 1930, conhecia muito bem, e admirava, o dinamismo da colônia alemã no estado e não é de admirar-se que ele demorou a se posicionar contra o país de origem desses colonos.
Foto do Núcleo de Política e Documentação da Política Rio-grandense, UFRGS
Nenhum comentário:
Postar um comentário