O Vale do Caí é a região brasileira com maior desenvolvimento sócio/econômico e as melhores administrações municipais. Foi colonizado, predominantemente, por brasileiros de origem lusa a partir de 1740, e por imigrantes alemães, desde 1827. EDITORIAL: veja postagem 1410 TAMANHO DAS FOTOS: um clic sobre as fotos pode mudar seu tamanho.
quarta-feira, 7 de março de 2018
5337 - Produção do município de Tupandi supera a do Caí e está próxima de alcançar a de Portão
O forte incentivo da prefeitura para a implantação de aviários e pocilgas
transformou o pequeno município num fenômeno de crescimento econômico
A arrecadação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) num município é proporcional à sua atividade econômica.
Por isso o valor da arrecadação de ICMS nos municípios serve como um indicador da grandeza econômica desse município.
O Fato Novo vem, há muitos anos, divulgando análises estatísticas do desenvolvimento em cada um dos vinte municípios que compõem o Vale do Caí.
Essas análises mostraram claramente que, nos municípios que mais incentivaram os seus produtores a criar aves e suínos o progresso foi muito maior do que nos demais.
Tupandi, cuja prefeitura foi a pioneira no incentivo forte à produção de aves e suínos, começou a destacar-se dos demais municípios da região desde que, em meados da década de 1990 , criou um fortíssimo incentivo para os produtores rurais investirem no setor das aves e suínos.
Os resultados vieram rapidaente e durante toda a década de 2000 a 2010 o crescimento dessa atividade continuou a evoluir de uma forma impressionante.
E esse crescimento econômico segue acontecendo agora. Como se vê na tabela aqui publicada,
Tupandi já superou o Cai em arrecadação de ICMS e está prestes a superar Portão neste mesmo quesito.
Isso é impressionante porque a população de Portão é sete vezes maior do que a de Tupandi.
Tupandi deu o exemplo e vários municípios da região o seguiram e se beneficiaram disso.
Os municípios de Linha Nova, São José do Sul, São Vendelino, Maratá, São Pedro da Serra e Pareci Novo seguiram o modelo de desenvolvimento adotado por Tupandi e, hoje, figuram entre os mais ricos da região.
PODE PASSAR MONTENEGRO?
Pode parecer impossível, mas não chega a ser absurda a possibilidade de Tupandi vir a superar Montenegro em produção e geração de riqueza.
Montenegro tem população 14 vezes maior do que Tupandi e um notável conjunto de empresas com grande porte e capacidade tecnológica. Mas, a julgar pela evolução econômica apresentada pelos dois municípios nas últimas décadas, não se pode duvidar que Tupandi vir a superar a potência econômica de Montenegro seja algo impossível.
QUAL O SEGREDO?
Observando os resultados desta pesquisa, pode se observar que os municípios que desenvolveram programas de incentivo à produção de aves e suínos tornaram-se os mais ricos enquanto que os que atraíram indústrias se desenvolveram menos.
Isso se deve ao fato de que a produção de aves e suínos é uma vocação da região.
A principal vocação econômica do Vale do Caí é a transformação de proteína vegetal (milho e soja) em proteína animal (carne de frangos e suínos). Transformação que ocorre nos aviários e pocilgas.
Como o governo estadual dá mais incentivo à atividade primária do que aos demais setores econômicos, isso ajuda muito os municípios que incentivaram a implantação de aviários e pocilgas.
Matéria do publicada pelo jornal Fato Novo em 10 de março de 2018
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário