A paróquia de Capela de Santana foi a primeira instalada no Vale do Caí |
No Caí, por esta época, apenas alguns moradores pioneiros estavam se estabelecendo. No ano de 1793, o português Bernardo Mateus passou a morar próximo à margem esquerda do rio, no mesmo local onde se encontra a cidade de São Sebastião do Caí. Por isto, o local onde hoje está situada a cidade foi conhecido inicialmente por Porto do Mateus.
Em 1806 foi construida a casa de Manuel dos Santos Borges, acima da atual cidade e perto da corredeira que dificulta a passagem de barcos. A fazenda de Mauel dos Santos Borges prosperou bastante. Contava com um admirado pomar de laranjas e bergamotas entre outras produções bastante diversificadas. Devido à dificuldade de comunicação a fazenda produzia quase tudo que era necessário para viver. Poucos produtos eram vendidos para o mercado de Porto Alegre (para onde eram levados em canoas) e pouca coisa era comprada. O fazendeiro possuia escravos para ajudá-lo na produção.
Mais algum tempo e surge um novo vizinho. Era José Elias Vieira que, juntamente com sua esposa Fortunata, ergueu sua casa onde hoje está situado o bairro Vila Rica.
Em 1848 fixou-se no Caí a família de José Antônio Guimarães, que logo se destacou bastante. A ponto da povoação que ia nascendo próxima ao rio passar a ser conhecida como Porto dos Guimarães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário