A empresa Conservas Oderich nasceu em 1908, sendo uma
das primeiras no mundo a produzir carne enlatada
(clique sobre a foto para ver melhor) |
Com isto, se alguém conseguisse tratar esta carne barata de modo a conseguir vendê-la em mercados distantes, faria excelente negócio. Para se ter uma idéia das dificuldades de transporte na época, basta dizer que as mercadorias que Adolfo Oderich vendia em Santo Ângelo no seu tempo de caixeiro viajante levavam dois meses para serem transportadas, em carroças, de Porto Alegre até aquela cidade.
Assim, no ano de 1903, foi feita uma primeira tentativa de produção de carnes de porco e de galinha em latas, aproveitando os conhecimentos técnicos da fabricação de banha, que já era comercializada em latas. Uma nova empresa chegou a ser criada para esta finalidade, com o nome de Viúva Carlos Trein & Cia, mas ela foi extinta no ano seguinte devido às dificuldades encontradas no modo de produção.
Nesta primeira tentativa, usou-se a técnica de um certo senhor Weber, que era bastante rudimentar e acabou se mostrando ineficiente. O que se fazia era transformar a carne de porco em lingüiça e colocá-la dentro de uma lata envolta em banha. A lata era, então, fechada e a tampa soldada. Mas a técnica não se mostrou adequada. A carne, conservada deste modo, não durava muito tempo. Felizmente os negócios de Adolfo Oderich não dependiam disto para prosperar. A produção e a venda de banha desenvolvia-se muito bem, com o seu produto sendo aceito internacionalmente. O produto era vendido com a marca Sol, pois Adolfo Oderich tinha como seu lema pessoal a frase “o sol nasce para todos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário