quarta-feira, 19 de agosto de 2009

4 - Cooperativa faz a vila crescer

Desde 1935, a Cooperativa contribui  para o progresso de Harmonia 
e dos seus associados

Em 80 anos de atividades, a Cooperativa passou
por várias fases de ampliação
Conforme descreve o padre Bruno Metzen no seu livro sobre Harmonia, “na década de 1930 a produção agropecuária se desenvolveu bem em Harmonia e arredores. Principalmente a suinocultura. Os colonos criavam e produziam, mas era preciso vender o fruto do seu trabalho. Levavam, então, a produção de suínos ao Frigorífico Renner de Montenegro. O transporte era primitivo e difícil. Dispunham de carroças puxadas por seis ou oito burros. A estrada era pouco transitável e cada viagem durava quase dois dias. A compensação era pequena.”
A solução para o problema dos colonos surgiu a partir de uma idéia lançada pelo professor Siegfried Kniest. Ele era funcionário da Sociedade União Popular, uma entidade de origem religiosa (católica) que visava promover o desenvolvimento da região colonial alemã. Funcionários desta organização (também conhecida pelo nome alemão Volksverein) percorriam as comunidades viajando a cavalo ou de burro. Visitavam os colonos dando orientações técnicas sobre agricultura e pecuária e procuravam uni-los em torno de objetivos como a melhoria da educação e saúde. O professor Siegfried era um destes funcionários da União Popular e Harmonia era uma das comunidades que lhe cabia assistir. Sabendo do problema dos produtores de suínos na localidade, ele propôs que fosse constituída uma cooperativa ou uma empresa para promover o abate dos suínos na própria localidade.
A idéia agradou aos colonos e, após algumas reuniões preparatórias, 38 produtores locais se reuniram no dia 29 de julho de 1935 numa assembléia na qual foi decidida a criação da Cooperativa de Produtos Suínos do Alto Caí. A reunião aconteceu no salão de Jacó Fridolino Fink. Desde então, a Cooperativa de Harmonia (como ficou mais conhecida popularmente), se constituiu na principal empresa da localidade. Posição que ainda mantém até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário