Tadeu estudou no Seminário Menor de São José, em Gravataí de 1949 a 1955 e depois, já como Dadeus, continuou sua formação no Pontifício Colégio Pio Brasileiro da Universidade Gregoriana, em Roma, entre os anos de 1955 e 1964.
Foi ordenado sacerdote no dia 23 de dezembro de 1961, em Roma, e destinado para a Arquidiocese de Porto Alegre.
Exerceu seu ministério como vigário Paroquial na igreja de São Geraldo; pároco das paróquias São João Maria Vianney e Nsa. Sra. de Fátima, na cidade de Viamão; reitor do Seminário Maior de Viamão; professor de filosofia, teologia e direito canônico; juiz do Tribunal Eclesiástico Regional de Porto Alegre; coordenador da Área de Pastoral Partenon - Viamão; e secretário do Conselho de Presbíteros.
Publicou 31 livros, escreve em diversos jornais e revistas desde 1965; de 1981 a 1985 trabalhou na Secretaria de Estado, no Vaticano.
Foi ordenado bispo em 15 de março de 1991, na Catedral de Porto Alegre.
Tomou posse como terceiro bispo da cidade paulista de São João da Boa Vista, aos 19 de abril de 1991 e exerceu importantes funções na Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB).
Em 7 de fevereiro de 2001, aconteceu, sem qualquer solenidade, a passagem de Dom Dadeus Grings para Arcebispo Titular de Porto Alegre. Dom Dadeus é também Chanceler da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário