A nossa região já teve, também, os seus ciclos. Nas décadas de 1980 e 90 houve muito progresso, graças à indústria do calçado. E, atualmente, vários municípios do Vale do Cai estão tendo progresso fabuloso graças à criação de frangos e suínos.
No Caí, no século XIX, houve também um período de progresso impressionante.
Das últimas décadas daquele século até a primeira do século XX, o Caí foi a cidade mais progressista do estado e riquezas impressionantes foram formadas nesta época. Empresas das famílias Oderich, Trein, Mentz, Ely, Ritter e Renner progrediram fantasticamente, ganhando projeção no estado.
Isto se deveu ao fato dos colonos alemães terem um domínio superior das técnicas agrícolas, insustriais e comerciais, que lhes dava vantagem sobre os concorrentes que tinham no Brasil.
Entre outros produtos da região, a banha foi o que mais se destacou. Principalmente pelo fato de que, devidamente enlatada, ela podia chegar em boas condições a destinos longínquos, sem se deteriorar. A produção e exportação da banha fez a fortuna de vários industriais e comerciantes, impulsionando o progresso de toda a cidade e região.
Na realidade, a criação de suínos pelos colonos possibilitou a valorização da produção agrícola (batatas, mandioca e milho), através da transformação desse produtos perecíveis, de pouco valor e muito volume em um produto de alto valor agregado, devidamente embalado e com validade indeterminada, que poderia ser exportado para qualquer destino no Brasil e no exterior. A produção de banha foi a redenção das colônias alemãs e também das italianas, estas últimas muito prejudicadas no que se refere ao transporte, visto que eram mais distantes dos portos do rio Caí.
ResponderExcluirEsse processo de agregação de valor aos produtos agrícolas teve a participação decisiva do Frigorífico Renner, em Montenegro, que exportava para o mundo a banha e carne suína das colônias do Caí.
Procurem o livro "Porcadeiros" 2009, do historiador Arnoldo Monteiro Bach. O único livro de resgate da história do Ciclo da Banha que já tive conhecimento.
ResponderExcluir