Segundo descendentes de José dos Santos Borges (baseado nas marcas deixadas nas paredes da casa da família), a enchente de 1878 foi 1,3 metro mais alta do que a de 1941. Podemos, assim, determinar que aquela enchente atingiu o nível de 14,82 metros. Ou seja, sete centímetros a mais do que a do ano 2.000.
Mas é possível, até, que a marca da enchente de 1941 tenha sido confundida com a de 1932 (que no Caí foi a mais alta) e que a enchente de 1878 tenha chegado a 15,10 metros. Seja como for, a enchente ocorrida no final do século XIX foi bem maior que a de 2.000 dos tempos modernos.
Chama a atenção de que a Enchente do Barro Vermelho ocorreu antes de haver navegação intensa no rio Caí (antes de existir a Barragem Rio Branco e de se fazer dragagem no rio). As grandes enchentes só voltaram a acontecer depois que a barragem deixou de existir e depois de muitas décadas depois de haver cessado a dragagem do rio.
Estes fatos reforçam a tese de que a volta da navegação, juntamente com a dragagem do rio, terá o efeito positivo de evitar a ocorrência de grandes enchentes.
Foto: Daniel Fuchs Klein
Foto: Daniel Fuchs Klein
Muito interessante o artigo, gostaria de ver fotos da casa onde a enchente deixou marcas. O ano de 1878 foi um ano de El Niño muito forte
ResponderExcluir