Seu primeiro mandato como prefeito foi no período de 1947 a 1951. Depois disto o doutor ficou fora da política por um longo período. Ele não tinha pela política o mesmo interesse que pela medicina. Nesta era tão dedicado que o seu prestígio na cidade só fazia aumentar. Além disto, a sua generosidade com os pobres fazia com que existisse uma legião de pessoas agradecidas a ele. Com isto, o doutor Cassel era imbatível em qualquer eleição. Por isto, em 1963, ele não conseguiu resistir às pressões dos seus companheiros de partido (o PSD) e concorreu novamente. Venceu uma disputada eleição contra o doutor Mário Leão e governou de 1964 a 1969.
Na época não era permitida a reeleição. Mas passados quatro anos depois deste segundo mandato, o doutor concorreu e elegeu-se mais uma vez, governando de 1973 a 1977. Fez, então, o seu melhor governo. Ele criou o Parque Centenário e atraiu várias empresas para o Caí, inclusive a Eran, uma empresa originária da França que foi a primeira grande empresa calçadista na cidade do Caí. Os investidores franceses acabaram desistindo do negócio, vendendo a fábrica no Caí para o grupo Vachi. Este também não se deu bem no negócio e a fábrica acabou nas mãos da Azaléia que veio a ser a grande responsável pelo desenvolvimento econômico e social do Caí a partir da década de oitenta.
Outra importante iniciativa do doutor Cassel naquele governo foi a desapropriação de uma área, no Lajeadinho para um projeto da VARIG que pretendia, ali, implantar um grande aviário. O projeto não vingou e a área foi aproveitada posteriormente para atrair a fábrica de calçados Fasolo (hoje a Azaléia Conceição).
Depois disto o doutor elegeu-se prefeito mais uma vezes, governando o Caí de 1983 a 1988. Foi prefeito do Caí, portanto, quatro vezes. E não foi mais porque não quis e porque a lei da época não permitia a reeleição em período consecutivo. Ainda em 1996, concorreu como vice, ajudando decisivamente a eleição de Gerson Veit para prefeito. Ele tinha, então, 86 anos de idade e conservava um forte prestígio político, embora a saúde já estivesse bastante debilitada. O doutor Cassel viria a falecer poucos anos depois, em 25 de junho de 1999, ainda no exercício do mandato de vice-prefeito. Tinha a idade de 89 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário