
A opção do pastor Hunsche por morar em Linha Nova deve ter sido muito influenciada por Georg Heinrich Ritter, que era líder da comunidade local (foi tesoureiro e depois presidente da Comunidade Evangélica). Foi na casa de Ritter que o jovem pastor Hunsche encontrou alojamento quando da sua chegada da Alemanha. Ritter era comerciante e foi um dos fundadores da comunidade evangélica de Linha Nova. Duas filhas suas, Elisabeth e Wilhelmine, casaram com os caienses Cristian Jacob Trein e Philipp Carl Trein, deixando descendentes ilustres. Sendo que Cristian foi sogro de A J Renner e Philipp foi avô do historiador Carlos Henrique Hunsche.
Em 1864, Georg Heinrich Ritter já era um homem muito próspero nos seus negócios e construiu um grande casarão que até hoje existe, na cidade de Linha Nova. Ali funcionava a venda e um salão de bailes no andar térreo e a residência da família (especialmente os dormitórios), no andar superior. E, no porão, funcionou a primeira cervejaria do estado, criada pelo próprio G Heinrich Ritter, que havia aprendido as técnicas de produção da cerveja na Alsácia. A cerveja Ritter fez muito sucesso e os filhos de Georg Heinrich a transformaram numa grande empresa de âmbito estadual, com filiais em Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande. Em 1924, a empresa uniu-se a outras cervejarias gaúchas para formar a Continental que, em 1946, transformou-se na poderosa Brahma.
Porém, o progresso observado em Linha Nova nas primeiras décadas da sua existência não teve continuidade e isto se deveu ao isolamento em que ficou esta comunidade. Por lá não passava um rio que propiciasse a navegação e ficaram também distantes as estradas de ferro e as rodovias asfaltadas. Até hoje Linha Nova (assim como São José do Hortêncio) é uma das poucas cidades da região à qual não se pode chegar por rodovia asfaltada. O resultado disto foi que os filhos mais destacados da localidade foram se afastando dela. Para citar apenas alguns exemplos, os filhos de Heinrich Ritter foram desenvolver os seus negócios em Porto Alegre. O filho do pastor Hunsche, chamado Carlos Frederico, que formou-se em Medicina, estabeleceu sua clínica em São Sebastião do Caí. Linha Nova não oferecia condições favoráveis para um médico ou um empresário desenvolver a sua profissão. Somente depois da sua emancipação Linha Nova conseguiu ganhar um novo sopro de progresso, saindo do marasmo que durou quase um século..
Nenhum comentário:
Postar um comentário