domingo, 30 de agosto de 2009

358 - Terra de três barões

Considera-se que Barão recebeu este nome porque um nobre alemão, o Barão Luis Henrique de Holleben, foi um dos seus primeiros moradores.
Mas existe uma outra possível explicação para o nome da cidade. Há quem sustente que o nome Barão vem do Barão de Jacuí, Francisco Pedro de Abreu, também conhecido como Chico Pedro ou Moringue.
O pesquisador José Carlos Barreto defende esta hipótese baseado numa fonte respeitável: o livro Montenegro, que foi editado em 1924 e escrito pelo montenegrino Campos Neto.
Francisco Pedro de Abreu, tinha propriedade na região do atual município de Barão e é este o motivo pelo qual a localidade de Vale Suíço, no município de São Vendelino, era conhecida antigamente como Chico Pedro. Ele recebeu do imperador Dom Pedro II o título de "Barão de Jacuí" devido à sua destacada atuação na Revolução Farroupilha, na qual comandou tropas a favor do governo imperial (contra os farrapos).
Campos Neto afirmou no livro Montenegro que "O nome Barão querem uns que seja originário do barão Von Holleben, mas supomos errônea essa afirmativa. Não consta que esse titular alemão por ali residisse". Na mesma obra, Campos Neto afirma que "O Barão do Jacuí deve ter dado nome à este Distrito".
Há, portanto, dois barões vinculados à história do município. E existe ainda mais um nobre que teve influência na história baronense. Mais exatamente, com a história da localidade de Linha Francesa, no interior do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário