domingo, 18 de outubro de 2009

432 - Campestre

Em mapas das décadas de 1830 já aparece destacada uma área denominada Campestre situada ao norte das nascentes do arroio Maratá. Ela corresponde ao local onde hoje existem as localidades de Campestre Baixo e Campestre Alto, nos municípios de Salvador do Sul e São Pedro da Serra. Presume-se que ali os Brochier e seus sucessores buscaram araucárias depois que foram derrubadas estas árvores nos terrenos mais próximos do arroio Maratá. Com isto, foram abertos caminhos que iam do arroio até aquelas terras mais altas. E isto fez com que a região do Campestre, aos poucos, começasse a ser povoada.Por esta época, o campestre foi utilizado também como caminho para tropeiros de gado.
Por volta do ano de 1855 fazendeiros da região começaram a vender terras para colonos alemães, que vieram se estabelecer primeiramente nos atuais municípios de Tupandi (na época conhecido como Salvador e depois São Salvador) e Maratá. Isto fez com que as localidades de São Salvador (atual Tupandi) e Maratá se desenvolvessem rapidamente. Em 8 de abril de 1873, quando os territórios situados à margem direita do rio Caí ainda pertencia ao município de Triunfo, São Salvador já contava com um padre residente na localidade.
Também no Campestre foram vendidas terras para colonos de origem alemã vindos principalmente de Ivoti. Segundo pesquisa das professoras Alaíde M. Groth Lermen e Suzimary Specht publicada no livro Salvador do Sul, Nossa Terra Natal, a chegada destes colonos deu-se pelos anos de 1885 a 1890 e, entre eles, figuraram Carlos Weber, Gustavo Brandt, Armin Müller, Albino Roese, João Becker, Jorge Zimmer e João Erig. Campestre Baixo e Campestre Alto foram povoados antes das atuais sedes municipais de Salvador do Sul e São Pedro da Serra, que vieram a se desenvolver somente a partir da abertura da estrada de ferro, em 1909. Tanto que, no ano de 1900, foi criado o distrito montenegrino de Campestre, tendo como sede esta localidade e abrangendo as áreas dos atuais municípios de Salvador do Sul e São Pedro da Serra. E só em 1930 a sede deste ditrito montenegrino foi transferida de Campestre para Estação São Salvador. Note-se que a estação da estrada de ferro foi instalada e ganhou este nome porque servia à importante localidade de São Salvador (Tupandi). Com o tempo a localidade em torno da estação foi crescendo e passou a ser conhecida, em alemão, como Neu Salvador, para diferenciar da antiga São Salvador (Tupandi), que o povo passou a chamar de Alt Salvador (Salvador Velho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário