quarta-feira, 21 de outubro de 2009

452 - A bergamota montenegrina

Hélio Alves de Oliveira, ex-prefeito de Montentenegro, foi autor de muitos livros. Reproduzimos aqui um texto seu sobre um fato relevante ocorrido no seu município.
"A DESCOBERTA CASUAL DA BERGAMOTA MONTENEGRINA
A bergamota montenegrina surgiu na localidade de Campo do Meio (Fazenda Lageado), no interior de Montenegro,
“Na propriedade de João Edwino Derlam, junto à casa de moradia, havia uma velha horta abandonada, coberta de gramas ralas. Para acabar com o inço, Edwino resolveu transformá-la em mangueira de porcos. Por isso desmanchou a cerca-viva de ananás e, ao fazê-lo, notou uma pequena bergamoteira, nascida GAUDÉRIA, entre os ananás. Deixou-a crescer. Viu que dava frutos fora de época, em geral, em setembro e outubro. O fruto era mais saboroso que o comum e casca mais densa, De ano para ano o fenômeno se repetia igual e o proprietário mostrava às pessoas amigas o que sucedia.
A VENDA DA PRODUÇÃO DA BERGAMOTA MONTENEGRINA
Vendia a produção ao senhor Leopoldo Kettermann que comprava e elogiava os frutos, dizendo que Edwino deveria fazer enxertos da bergamoteira, a título de experiência. Foi, então, que Edwino solicitou ao viveirista João Maria da Silva, conhecido por João Valêncio que lhe preparasse enxertos. O que foi feito com onze garfos. Deles resultaram onze pés. Tudo era segredo para Edwino, até que plantou as mudas e acompanhou o crescimento. Disse o proprietário que tudo iniciou em 1940.
A GRANDE SURPRESA
Foi cionstatado que os frutos das onze bergamoteiras enxertadas eram idênticas, em qualidade, aos frutos da bergamoteira-mãe.
O interesse cresceu. Edwino viajou a Taquari para fazer um curso sobre Apicultura e levou alguns garfos ao agrônomo da ESTAÇÃO EXPERIMENTAL. Divulgada a notícia os viveiristas de todos os recantos, chegaram a CAMPO DO MEIO para adquirir enxertos. Foram os primeiros: URBANO HERLE, ARTHUR SCHENK, CARLOS DORNELES, MÁRIO CÂMARA e outros.
BERGAMOTA MONTENEGRINA
A partir de então a fruta chamou-se BERGAMOTA MONTENEGRINA, sendo que o batizado oficial ocorreu na EXPOSIÇÃO DE PARECI.
Em 1976, uma caixa de bergamota comum custava R$ 15,00 e BERGAMOTA MONTENEGRINA R$ 70,00.
É um fruto saboroso e tem a casca dura, prestando-se para exportação.
JOÃO EDWINO DERLAM
Nasceu em 27.09.1915, em Campo do Meio, 1º distrito de Montenegro, filho de João e Filipina Derlam. Casado em 2ª núpcias com ILCA KOCHENBORGER. Em 1ª núpcias era casado com ALZIRA A LINDA, com a qual teve os filhos IRIA, João Erno, Alzira, Isolde e Vera Yone. João Edwino tem o curso primário incompleto. É agricultor, citricultor, marcineiro, pedreiro e prático em veterinária. Auxilia a comunidade fazendo casas, galpões, peças de marcenaria, rodas de carreta, eixos, porteiras, túmulos, carneiras etc. Enfim, é UM FAZ TUDO."

Um comentário:

  1. LI O ARTIGO DA BERGAMOTA MONTENEGRINA, E GOSTARIA DE SABER QUANDO A EMBRAPA LANÇOU A VARIEDADE?
    MUITO OBRIGADA,
    ANELISE KUNRATH
    NOVO HAMBURGO-RS

    ResponderExcluir