sábado, 24 de outubro de 2009

483 - O colégio das meninas

No local onde hoje existe o prédio do Seminário, na rua Irmão Weibert, funcionou por muitos anos um colégio destinado a meninas. Ele foi fundado em 4 de fevereiro de 1904 e era dirigido pela ordem das Irmãs de Santa Catarina.
Pela mobilização dos colonos locais, as irmãs que tinham a sua Casa Provincial em Novo Hamburgo, foram convidadas a criar uma escola feminina em Bom Princípio no ano de 1901. A madre Irmã Camila foi a cavalo até a localidade para conhecer o local, numa viagem de três dias. Acertou a compra do imóvel com o apoio de colonos de Bom Princípio que emprestaram o dinheiro para isto.
As seis irmãs que foram selecionadas para abrir a nova escola (Aléxia, Hilária, Helena , Blanda, Cáritas e Berta) chegaram em 1º de outubro de 1903. A escola era de nível secundário, destinada a meninas que já haviam completado o ensino primário (escola paroquial). No primeiro ano foram 41 alunas matriculadas, sendo 19 internas (vindas de Feliz, Ivoti, Salvador do Sul, São Vendelino e Tupandi) e 22 externas, da própria localidade. Elas estudavam 15 matérias: Religião, Gramática, Ortografia, Leitura, Aritmética, Geometria, História do Brasil, Geografia, Ciências Naturais e Físicas, Caligrafia, Desenho, Civilidade e Canto, além de música (piano, violino ou cítara) e trabalhos manuais como bordado e a confecção de flores artificiais. Boa parte das religiosas que lecionavam na escola eram alemãs.
Chamado de Colégio Santa Thereza, esta escola funcionou até 1947. Depois disto o prédio foi vendido para a Arquidiocese Metropolitana de Porto Alegre para a instalação do Seminário Menor São João Maria Vianney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário