Na fase inicial da colonização a maior contribuição para o desenvolvimento de Bom Princípio foi dada pela vinda de tecnologia do primeiro mundo. Ela chegava através das imigrações e do contato que o povo local tinha com a Alemanha através de livros, jornais e das viagens.
Contribuiu também o fato da localidade estar razoavelmente bem servida de rio e arroio navegáveis. O que era importante naquela época, quando a navegação, fluvial e marítima, era o principal meio de transporte disponível.
Mas, se foi muito notável o desenvolvimento alcançado por Bom Princípio no final do século XIX e início do século XX, mais notável ainda é a evolução que vem ocorrendo no município desde a sua emancipação.
Neste novo surto de desenvolvimento, quatro fatores podem ser apontados como preponderantes:
1º Com o asfaltamento da RS-122, Bom Princípio voltou a estar junto a um importante eixo de transporte
2º A emancipação deu ao povo de Bom Princípio a condição de administra-se e conduzir o seu desenvolvimento.
3º O bom nível educacional da população, pela existência na localidade da escola marista, da escola das irmãs e do seminário.
4º A boa qualidade dos governos municipais.
Foram três os prefeitos que comandaram os destinos de Bom Princípio depois do governo de Hilário Junges e antes do atual governo, de Hilda Ost: José Ledur, César Baumgratz e Nestor Seibel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário