sexta-feira, 30 de outubro de 2009

542 - RCC: a Rádio Comunitária Caiense

Tudo começou em janeiro de 1997, quando nas reuniões de ´preparação para a festa de São Sebastião o Padre Aloísio Steffens comentou a dificuldade que havia para coordenar as orações durante a procissão. Como a procissão reunia muita gente e se estendia por várias quadras, os fiéis não conseguiam ouvir a voz do padre, que comandava as orações.
O Padre Aloísio comentou, então, que em Osório, onde ele havia atuado anteriormente, este problema era resolvido com o uso do rádio. A emissora local transmitia a procissão e a voz do padre era transmitida, sendo captada pelos fiéis através de rádios portáteis que eles levavam no bolso durante a procissão.
TRABALHO ÁRDUO
Deste debate surgiu a idéia de se criar no Caí uma emissora de rádio comunitária. Com a liderança do vigário e o empenho dos membros da comunidade, foi iniciado o movimento pela criação da Comunidade São Sebastião de Amparo Social. A entidade que teve por seu primeiro objetivo a criação da rádio.
Por exigência da lei que regulamenta as emissoras de rádio comunitárias, a entidade teve de se desvincular da igreja. As rádios comunitárias não pode se vincular a um determinado partido político ou crença religiosa. Têm de ser abertas a todos os credos e segmentos da comunidade.
Mas foram sempre membros destacados da comunidade católica, como Bromaldo Padilha, Pedro Griebler e Pio Rambo que, com o apoio do Padre Aloísio, tocaram o projeto adiante. Mesmo assim, a rádio está aberta hoje a todas as igrejas, sendo que várias participam da programação da emissora com programas nos quais transmitem a sua mensagem livremente.
CONQUISTANDO CORAÇÕES
Desde que foi inaugurada, em 15 de novembro de 2003, a Rádio Comunitária Caiense vem conquistando, cada vez mais, a atenção e o carinho da população caiense. Das seis da manhã à meia-noite, todos os dias, os comunicadores voluntários da emissora a mantêm no ar oferecendo ao público uma programação variada, com música para todos os gostos.
Além disto, existem os programas jornalísticos que têm conseguido os maiores piques de audiência ao cobrirem eventos importantes como a eleição municipal (quando a emissora foi a primeira a anunciar o resultado do pleito) ou o sorteio de prêmios da campanha Compre no Caí, promovido pela CDL e lojas da cidade.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho da Rádio Comunitárias, publiquei a história em www.abracocentrooeste.ning.com ABRAÇO FORTE

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Renato pelo brilhante trabalho de resgate da história de nossa cidade que vens fazendo. Pessoas como você, que se doam pela perpetuação da história de nossa cidade merecem todo o nosso reconhecimento.
    Pio Rambo

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir