Por isto, a história de Caxias tem muito a ver com a história de São Sebastião do Caí e do Vale do Caí. E, por esta razão, reproduzimos aqui, interessante material produzido pelo jornal Zero Hora e publicado na sua edição de 20/11/2003
O Vale do Caí é a região brasileira com maior desenvolvimento sócio/econômico e as melhores administrações municipais. Foi colonizado, predominantemente, por brasileiros de origem lusa a partir de 1740, e por imigrantes alemães, desde 1827. EDITORIAL: veja postagem 1410 TAMANHO DAS FOTOS: um clic sobre as fotos pode mudar seu tamanho.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
426 - Caxias do Sul
Quando São Sebastião do Caí emancipou-se, a Serra Gaúcha era quase totalmente desabitada. Os índios que por ali perambulavam foram afastados pelo governo imperial para dar oportunidade à realização de um grande projeto de colonização: a atração de imigrantes italianos. A criação do município, tendo o porto de São Sebastião do Caí como sede, deveu-se muito a este projeto. Até então, a atual cidade era apenas um vilarejo, bem menos desenvolvido do que a já próspera vila de São José do Hortêncio. Mesmo asssim, foi escolhido o Caí como sede do município, pois ali funcionaria o porto que viabilizaria o grande projeto de colonização da Serra. E assim foi. Caxias do Sul e outros núcleos iniciais da coloniziação italiana pertenceram inicialmente ao município de São Sebastião do Caí.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário