Pela qualidade das suas escolas e pelo elevado nível intelectual das lideranças nelas formadas Bom Princípio serviu de modelo para as outras comunidades da região e deflagrou uma verdadeira revolução administrativa, econômica e social. Este movimento, iniciado na década de 80 do século XX, fez com que o Vale do Caí que se encontrava num estado de letargia e marasmo se transformasse - em poucas décadas - numa das mais desenvolvidas do país.
O exemplo dado por Bom Princípio foi um dos principais propulsores desta mudança radical.
E a a sua contribuição para o desenvolvimento espetacular que ocorreu no Vale do Caí de meados da década de 80 até o presente se deu de duas formas:
Em primeiro lugar, o movimento emancipacionista de Bom Princípio - liderado por Arno Carrard - mostrou à região que era possível e vantajoso criar novos municípios subdividindo o território muito grande dos municípios até então existentes: Montenegro, São Sebastião do Caí, Feliz e Salvador do Sul.
Em seguida, a excelente administração do município - liderada pelo prefeito Hilário Junges e seus sucessores - instituiu um modelo de administração que foi adotado por vários outros municípios da região com extraordinários resultados. Modelo que se baseava na contenção de despesas - principalmente pelo enxugamento da folha de pagamentos - e na ação efetiva da prefeitura no fomento às atividades produtivas.
O espetacular desenvolvimento alcançado por Bom Princípio estimulou a criação de novos municípios. E o sucesso da sua administração em promover o desenvolvimento apontou diretrizes para que os novos municípios surgidos na região tivessem administrações igualmente competentes.
Este livro não se limita a contar a história de Bom Princípio. Faz também uma análise dos fatos históricos de modo a permitir que se compreenda como e porque os fatos tiveram o desenrolar que tiveram.
Ler este livro não é apenas uma viagem sentimental pelo mundo dos nossos antepassados. É também um exercício de reflexão que pode ser muito útil para as nossas vidas e para que cada um de nós contribua mais no sentido de fazer a nossa história futura ser melhor do que a passada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário